APSREDES

Laboratório de Inovação promove ciclo de debates no âmbito da saúde suplementar

05/04/2013 – O Laboratório de Inovação em Saúde Suplementar reunirá durante o ano representantes de diferentes modalidades de operadoras de saúde, como cooperativas, auto gestões e medicina de grupo para tratar sobre a implantação de programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças Crônicas em suas carteiras. Visto pelo setor como diferencial de mercado ou como tentativa de redução de custo, o desenvolvimento desse tipo de programa é considerado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como um importante componente para a qualificação do setor privado, a ser observado na regulação da saúde suplementar. “As sessões de debates do Laboratório são oportunidades para a troca de informações, apresentação de novas iniciativas para os profissionais que atuam no setor. Assim, é possível discutir e contribuir para a capacitação dos profissionais de cada setor, que tem suas características de operação”, explica o coordenador do Laboratório, Alberto Ogata.

O primeiro encontro organizado pelo Laboratório de Inovação, desenvolvido pela ANS e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ocorreu no início de abril (3), para os associados da Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo, que representa cerca de 70 operadoras de planos de saúde e cobre aproximadamente 20 milhões de usuários. Foram apresentados dois programas de prevenção e promoção com foco na diabetes, implantados pela Clínica Paranaense de Assistência Médica (Clinipan), em Curitiba, por José Knopfloz e Cintia Dilay; e pela Proteção Medica a Empresa Ltda (Promédica), de Salvador, por Wigberto Azevedo. Cerca de 70 profissionais participaram do debate, especialmente, sobre o tema da gestão desses programas.

Aspectos práticos e a agenda de regulação em programas de prevenção e promoção da saúde foram apresentados pelas representantes da ANS, Kátia Audi e Michelle Mello. O cenário atual da Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças Crônicas foi o tema da abertura realizada pelo coordenador do Laboratório, Alberto Ogata.

Acesse as apresentações:

Promédica

Clinipam

Conheça a página do Laboratório de Inovação na Saúde Suplementar

Vanessa Borges

Para o Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe