APSREDES

Laboratório de Inovação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde aponta avanços e desafios da política nacional

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) completou 16 anos de implementação no Brasil, em maio. A data coincidiu com a realização do Seminário Final do Laboratório de Inovação em Saúde – LIS/PICS, que aconteceu de forma presencial no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde em Brasília-DF. O evento reuniu representantes das seis iniciativas selecionadas pelo LIS/PICS em todo o país, além de representantes da OPAS/OMS Brasil, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Enfermagem.
Durante o seminário, os participantes avaliaram o cenário das PICS no Brasil e traçaram perspectivas para o futuro. Uma das conclusões foi a de que, ao longo desses 16 anos de implementação da PNPIC, inúmeros avanços foram alcançados, mas verificam-se desafios a serem superados, no sentido de ampliar o reconhecimento, a disseminação e a qualificação das PICS.
Um dos objetivos do LIS/PICS – Laboratório de Inovação – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no SUS foi contribuir com a produção de evidências de experiências inovadoras. Para tanto, as iniciativas selecionadas em diferentes locais do Brasil servem como referências de boas práticas, dentro de temas definidos como prioritários pela Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde.
As iniciativas selecionadas são: Projeto Farmácia Viva em Jardinópolis- SP; Projeto IPQ/USP em São Paulo- SP; Projeto HSPM/SP em São Paulo- SP; Projeto 4 Varas UFC/CE em Fortaleza- CE; Projeto GERPIS/DF no Distrito Federal e Projeto Florais em Angélica- MS e Corguinho- MS. Ao se voltar a estas iniciativas selecionadas, o Laboratório proporciona a gestão do conhecimento produzido, buscando transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito a partir do mapeamento, sistematização e intercâmbio de experiências.
Veja aqui a reportagem em vídeo sobre o seminário

Vídeo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe