APSREDES

Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente recebe 103 experiências

O Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente recebeu 103 inscrições de relatos de experiências provenientes de todas as regiões do país. Destas, 33 foram inscritas no eixo temático da Teleodontologia, 23 de Odontologia Hospitalar e 47 sobre Centros de Especialidades Odontológicas. A  Região Sudeste foi responsável pelo maior envio de inscrições, com 43 relatos, seguida pelo Nordeste (27), Sul (22), Centro-Oeste (nove)  e duas do Norte.

 

“Estamos muito felizes com a quantidade de inscrições que recebemos. Todo o país participou, mostrando o compromisso e a dedicação dos profissionais da saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, vamos analisar todo o material recebido para identificar as experiências mais inovadoras, que vamos explorar mais a fundo, a fim de identificar propostas de melhorias para nossa Política Nacional de Saúde Bucal”, explicou Wellington Mendes de Carvalho, coordenador de Saúde Bucal da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

 

“A metodologia do Laboratório de Inovação, desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, permite realizarmos uma fotografia da materialização da política nacional e, ao mesmo tempo, conhecermos em profundidade os desafios e as fortalezas das experiências participantes. Sistematizar o conhecimento proveniente do território, propiciar a troca de experiências entre os pares e subsidiar a gestão federal com informações atualizadas são os objetivos da cooperação técnica com o Ministério da Saúde”, explica o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS Brasil, Roberto Tapia.

 

Na próxima fase do Laboratório, a comissão organizadora irá selecionar e destacar, entre as experiências inscritas, as mais relevantes desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Após a fase de seleção das experiências, serão realizadas lives para o intercâmbio de conhecimento e, também, serão feitas entrevistas com os selecionados, que podem enviar vídeos e fotos para compor a publicação técnica que será produzida para cada experiência finalista.

 

Confira as tabelas das experiências inscritas:

 

Eixo 1 – Teleodontologia

 

Eixo 2 – Odontologia Hospitalar

 

 

Eixo 3 – Centros de Especialidades Odontológicas

 

 

Acompanhe as novidades do Laboratório em www.apsredes.org/saudebucal

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe