APSREDES

Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema/SP

Novo Laboratório de Inovação em andamento.


 

O Laboratório de Inovação (LI) em Redes de Atenção à Saúde (RAS) é uma forma de disseminação de conhecimentos produzidos a partir de experiências inovadoras em gestão em saúde. Diante dessa intenção, a OPAS e o Ministério da Saúde (MS) realizaram o acompanhamento das ações da Secretaria Municipal de Saúde de Diadema (SMS/Diadema) nesse tema.

 

A SMS/Diadema incluiu entre suas prioridades o tema das doenças crônicas, especialmente hipertensão e diabetes, após levantar, em sua análise de situação de saúde, que grande parte de seus recursos eram gastos no tratamento dessas afecções e suas complicações e comorbidades (Plano Municipal de Saúde de Diadema). Assim, após entendimentos que ocorreram no segundo semestre de 2009, em dezembro de 2009 se realiza reunião para aproximação do tema com os gestores, com a participação do MS e a OPAS. Nessa reunião, tanto o MS como a OPAS apresentaram o Modelo de Cuidado para Doenças Crônicas (MCC) de Wagner e colaboradores e a metodologia de ciclos de melhoria continuada (BTS) do IHI (Institute for Health Improvement). As 19 unidades de saúde expuseram sua situação frente ao tema e decidiu-se pela aplicação de um instrumento de auto-avaliação comum, denominado ACIC (Assessment of Chronic Illness Care). Os resultados dos questionários foram compilados e apresentados em reunião para especialistas locais e gestores das unidades de saúde no mês de abril de 2010.

 

Assim, foi elaborado o projeto “Implantação de Linhas de Cuidado para Hipertensão e Diabetes em Diadema”, que conta com o apoio e a cooperação técnica da OPAS e do MS e participação da Universidade do ABC. O projeto visa qualificar a atenção à saúde em doenças crônicas não – transmissíveis (DCNT) por meio da estratégia de saúde da família e da gestão integral de linhas de cuidado como parte do Plano Municipal de Saúde 2009/2012.

 

Nos dias 3 e 4 de maio aconteceu em Diadema a primeira Sessão de Aprendizagem para os todos os profissionais de saúde da Secretaria, como atividade inicial do projeto. A sessão contou com a participação de mais de mil profissionais de saúde locais, ademais de convidados do MS, OPAS e da Universidade do ABC. Durante os meses de maio e junho aconteceram mais de 30 oficinas nas unidades de saúde para discussão e elaboração de “Planos de Intervenção” para o 1º período de ação. Em outubro de 2010 aconteceu a 1ª Mostra de Saúde de Diadema, onde foram apresentadas pelas unidades de saúde e demais serviços de saúde municipal os resultados preliminares do projeto.

 

Acesse o documento:

 

 Linhas de cuidado (3.39 MB)

 

 

 

 

 

 

 

 

Acompanhe também a notícia:

Secretaria Municipal da Saúde de Diadema com o apoio da OPAS promove 1ª Mostra de Saúde do município.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe