APSREDES

Jarbas Barbosa é eleito diretor da OPAS/OMS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) terá um brasileiro como novo diretor da repartição a partir de 1º de fevereiro de 2023. O médico Jarbas Barbosa da Silva Jr. vai liderar a organização nos próximos cinco anos. Foram necessários quatro turnos de eleição para que o brasileiro obtivesse a maioria dos votos dos representantes dos Estados Membros da OPAS. O escrutínio foi secreto e ocorreu na manhã desta quarta-feira (28), durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, que encerra no dia 30 de setembro de 2022.
Concorreram com o brasileiro Jarbas Barbosa, os seguintes candidatos: Camilo Alleyne (indicado pelo Panamá); Florence Duperval Guillaume (indicada pelo Haiti); Nadine Flora Gasman Zylbermann (indicada pelo México); Fernando Ruiz Gómez (indicado pela Colômbia); e Daniel Salinas (indicado pelo Uruguai).
O médico brasileiro Jarbas Barbosa ocupava o cargo de subdiretor da OPAS e da oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Doutor em Saúde Pública, Barbosa ocupou previamente altos cargos tanto no Brasil quanto no exterior. Como subdiretor da OPAS/OMS, tem sob sua responsabilidade a supervisão dos programas centrais de cooperação técnica prestados pela Organização a cada um dos Estados Membros.
A OPAS é a agência especializada em saúde do Sistema Interamericano e atua como Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, a OPAS comemora seu 120º aniversário de trabalho contínuo em prol da promoção da saúde e do bem-estar em toda a Região.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe