APSREDES

Pelotas, um dos municípios mais populosos do Rio Grande do Sul, com mais de 341 mil habitantes, precisou repensar a gestão na APS para enfrentar a pandemia, criando um comitê formado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelas duas principais universidades da região. Das 50 Unidades Básicas de Saúde, seis estão sob a gestão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e quatro estão sob a gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O principal foco do comitê é o fortalecimento da APS como estratégia para evitar agravamento de condições crônicas dos pacientes. Para prevenir a sobrecarga da atenção hospitalar, o grupo identificou limitações e potencialidades das instituições e dos serviços, buscando o monitoramento e a prevenção de doenças crônicas e síndromes gripais.

Os gestores avaliaram pontos como a organização do atendimento evitando cruzamento de pacientes, a manutenção de vínculo usuário-equipe, o atendimento de outras demandas além da Covid-19, o acompanhamento de pacientes crônicos, a otimização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a capacitação das equipes.

A partir desta análise, o comitê entendeu que a melhor estratégia seria dividir o atendimento em dois turnos, reservando a manhã para os pacientes com síndromes gripais e a tarde para outras necessidades de saúde. As Unidades receberam telefones celulares para monitoramento dos pacientes do grupo de risco ou com síndromes gripais, e as equipes foram capacitadas para o uso de EPIs.

Na avaliação da secretária municipal de Saúde Pelotas, Roberta Paganini Lauria Ribeiro, que apresentou a experiência, os principais resultados da iniciativa são a equidade, com a adoção do mesmo protocolo de organização dos processos de trabalho e serviços, e a qualidade obtida com o controle do sistema de saúde do município frente à pandemia. Segundo Ribeiro, Pelotas foi o último município brasileiro com mais de 200 mil habitantes a registrar óbitos pela Covid-19, mantendo-se sem nenhuma morte causada pela pandemia até 20 de junho.

ASSISTA À APRESENTAÇÃO