APSREDES

Sistema de Inscrição atualizado – Prêmio APS Forte no SUS – Integralidade no Cuidado em Saúde

Informamos que foi atualizado o sistema de inscrição!

As inscrições para a 3ª edição do Prêmio APS Forte no SUS (2021) estão abertas dedes o dia 3 de novembro.

A iniciativa foi anunciada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de outubro. Promovida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, o prêmio visa identificar, sistematizar e divulgar experiências exitosas da Atenção Primária à Saúde (APS), desenvolvidas por profissionais de saúde, técnicos e gestores do primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo de inscrição encerra no dia 1º de dezembro.

O tema Integralidade no Cuidado em Saúde foi escolhido para que as experiências apresentem as diversas formas de atuação praticadas na APS capazes de reconhecer e lidar com todo o leque de necessidades de saúde dos indivíduos e famílias. Para a inscrição e classificação, as experiências devem estar relacionadas aos seguintes eixos de atuação:
Eixo 1 – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral: Neste eixo, estão incluídas práticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19, ampliação do acesso aos serviços de APS, organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal, uso das Práticas Integrativas e Complementares.
Eixo 2 – Integralidade e Equidade: Fazem parte desse eixo, temas ligados a organização dos serviços de APS para o acolhimento e atendimento das populações em situação de vulnerabilidade, de acolhimento às populações em minoria, ações intersetoriais para ampliar a vinculação dos serviços, ampliação do controle social e participação da comunidade, ações de Saúde Mental.
Para o Eixo 3 – Atenção Integral nos Ciclos de Vida – as experiências devem abordar temas como Atenção Integral da Saúde da Criança, Atenção Integral da Saúde dos Adolescentes e Jovens, Atenção Integral da Saúde da Mulher, Atenção Integral da Saúde do Homem e da Saúde da Pessoa Idosa.
No Eixo 4, Promoção da Saúde, serão valorizadas as experiências que contemplem também os Eixos Operacionais da Política Nacional de Promoção da Saúde, Alimentação Adequada e Saudável, Atividades Físicas, Enfrentamento do Uso do Tabaco e seus Derivados e Enfrentamento do Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas.
As práticas classificadas vão compor o mosaico de experiências inovadoras em APS Forte no SUS, hospedada no Portal da Inovação na Gestão do SUS e canais parceiros, além de participar de seminários online e outras atividades de gestão do conhecimento. As experiências finalistas serão sistematizadas e publicadas em séries técnicas e em revistas científicas. Os autores das quatro experiências vencedoras (uma por eixo) serão premiados com uma viagem de intercâmbio internacional. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Saúde e pela OPAS/OMS no Brasil, contando com a participação e o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems.

Confira a página de inscrição 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe