A partir desta segunda-feira, 15 de abril, estão abertas as incrições para o “Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal”, promovido pela OPAS e Ministério da Saúde.
Até o dia 15 de junho, as equipes de Saúde da Família, coordenações de Atenção Básica regionais ou municipais, secretarias de saúde podem enviar, de forma gratuita, a descrição da experiência preenchendo o formulário online.
Cada proponente poderá submeter um trabalho por linha temática e participar de mais de uma categoria temática. Para cada trabalho deverá ser preenchida uma ficha de inscrição. São sete linhas temáticas:
1. Adequação das estruturas e processos dos serviços de saúde para ampliar o acesso, como: ampliação e flexibilização de horários de atendimento, flexibilização de agendas, acesso avançado.
2. Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, para ampliar o acesso, a exemplo de: formas inovadoras de comunicação entre a equipe e a comunidade, marcação não presencial de consultas, estratégias de telessaúde/telemedicina.
3. Estratégias inovadoras para ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família.
4. Estratégias inovadoras de acesso que culminaram em aumento da cobertura vacinal.
5. Novas formas de contratualização público-público ou público-privada da Estratégia de Saúde da Família que aumentaram o acesso da população.
6. Estratégias de provisão e fixação de profissionais e estruturas em áreas remotas e/ou de vulnerabilidade, com ampliação do acesso.
7. Iniciativas de ampliação do acesso da população às ações e/ou às atividades de promoção da saúde.
Na descrição da experiência, durante o preenchimento do formulário online, os participantes devem informar:
- Título da experiência e em qual Linha Temática se encaixa.
- Autores do relato.
- Contexto em que foi desenvolvida e qual problema que propôs resolver (justificativa).
- Objetivos; Metodologia e atividades desenvolvidas.
- Resultados alcançados.
- Considerações finais.
Todos os autores dos trabalhos recebidos, considerados coerentes com as linhas do Prêmio, serão mencionados em uma publicação da OPAS sobre o tema e os melhores trabalhos serão descritos. Os autores (máximo de 3 pessoas) das três melhores experiências serão premiados com uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária, a ser indicada pela OPAS/OMS.
O objetivo da OPAS e do Ministério da Saúde é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas municipais, estaduais ou regionais que tenham como foco a melhoria da atenção primária à saúde (APS), principalmente o acesso.
Acesse o edital: https://apsredes.org/premio-aps-forte/