APSREDES

Inscrições abertas até o dia 20 de julho para o Laboratório de Inovação em Vigilância em Saúde e Ambiente

Inscrições abertas até o dia 20 de julho para o Laboratório de Inovação em Vigilância em Saúde e Ambiente, promovido pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói e pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil. Todos que tiverem experiências dentro dos eixos temáticos podem participar! São cinco eixos que englobam experiências de práticas comunitárias, produções artísticas, educação em vigilância em saúde, saúde digital, gestão e articulação da rede pública de saúde de Niterói. O edital e o formulário para inscrição estão disponíveis em apsredes.org/lis-vig.

A Vigilância em Saúde se faz presente no cotidiano de cada cidadão, seja dentro ou fora de casa, muitas vezes com ações imperceptíveis ao público em geral e à mídia, porém essenciais para a qualidade de vida de todos. Além dos serviços assistenciais, oferecidos em postos de saúde e hospitais, o SUS – por meio da vigilância em saúde – atua na qualidade da água para consumo humano, dos medicamentos, no monitoramento do meio ambiente, do nível de agrotóxicos nos alimentos, no controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis, na proteção à saúde dos trabalhadores expostos a riscos, faz intervenções de saúde por motivo de desastres e emergências sanitárias, e leva ações de imunizações para milhares de brasileiros.

O Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) é uma ferramenta estratégica idealizada pela OPAS/OMS Brasil no contexto brasileiro como uma forma de aprimorar a cooperação técnica existente. Para tanto, essa ferramenta busca identificar, sistematizar e divulgar  experiências e iniciativas inovadoras em Vigilância em Saúde no município de Niterói, que estejam alinhadas à superação das desigualdades em saúde. Essa iniciativa parte do reconhecimento de que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um imenso laboratório vivo de conhecimentos tácitos, resolutivos, que precisam ser identificados, explicitados e sistematizados. As múltiplas interações entre usuários, profissionais e gestores, somados às distintas dinâmicas existentes no território brasileiro mostram uma riqueza de saberes e práticas. O Laboratório visa dar visibilidade para práticas em Vigilância em Saúde de modo que sejam conhecidas, replicadas e aprimoradas em demais contextos de saúde.

Acesse apsredes.org/lis-vig, confira o edital, inscreva-se e participe!

 

Vídeo

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe