APSREDES

Todos na luta contra a pandemia: Acolhimento dos casos testados positivos para Covid-19.

Estado: São Paulo
Município:São Paulo
Data de Início: maio 1, 2020
Situação atual: Concluída
Vinculação da experiência: Conselho Local de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Outro
Autor: parapotyi@gmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Sandra Regina Gomes E-mail: ubsaldeiajaragua@gmail.com



Nome: Poty Poran Turiba Carlos E-mail: parapotyi@gmail.com


Local

Conselho Local de Saúde

Contextualização

A T.I. (Terra Indígena) Jaraguá com cerca de seis aldeias que possuí uma terra diminuta muito próxima ao coração financeiro da cidade de São Paulo, com uma população de cerca de 570 (à época) de indígenas Guarani Mby’a, população vulnerável e suscetível à doenças respiratórias. Foi a primeira T.I. de São Paulo a registrar caso positivo de covd-19

Justificativa

No dia 22 de março saiu o resultado do primeiro caso positivo de covid-19, na Terra Indígena jaraguá, menor terra demarcada do Brasil e mais próxima ao centro de São Paulo, por tanto uma das T.I. (terra Indígena) mais vulneráveis ao alastramento da covid-19, prevendo que a T.I. Jaraguá teria logo no inicio da pandemia, um grande numero de indígenas infectados e que por apresentar vulnerabilidade tanto biológica quanto cultural, pelo seu caráter coletivo, necessitaria de um enfrentamento realmente coeso e assertivo. Assim sendo os conselheiros gestores locais e lideranças indígenas e gestão da U.B.S. (Unidade Básica de Saúde), conquistaram o espaço dentro da Terra Indígena Jaraguá para o acolhimento dos nossos pacientes.

Objetivo

Tratar dos pacientes testados positivos para o Covid 19 na T.I. Jaraguá sem a nescidade de sair da aldeia para tratamento (apenas os casos graves). Rigor na identificação e isolamento dos casos positivos.

Metodologia

O espaço do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI), administrado pela Secretaria Municipal da Educação, teve seu layout modificado por completo; tendo leitos com todos os insumos necessários, alimentação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde e preparada em sistema de mutirão pela nossa comunidade. Respeitando, ainda, quem decidiu recolher-se junto dos familiares; mantendo, em ambos os casos, o monitoramento rígido diante de quaisquer alterações dos quadros de cada paciente.Para tais ações tivemos a colaboração das populações das seis comunidades da TI Jaraguá em participarem das aplicações dos testes RT-PCR e IgA, IgM e IgG. Imprescindíveis, logo no começa desta pandemia, os exames também foram conquistados com muito esforço e teve de quase 100% de participação.

Estratégias

Testagem para todos os moradores das seis aldeias da T.I. Jaraguá, duas vezes o PCR, Teste rápido e isolamento no CECI ou na própria casa monitoramento das equipe de saúde, abordagem de contactantes, e busca ativa casa a casa de pessoas com sintomas respiratórios leves.

Resultados Alcançados

Foram mais de 100 casos positivos, sendo que todos foram monitorados e desse apenas um precisou sair da aldeia para tratamento mais intensivo no hospital, a doença atingiu cerca de 20% da população e não se espalhou mais graças há esta ação.

Considerações Finais

A ação foi um estrondoso sucesso, já que mesmo com um grande numero de infectados não houve mortes ou casos de intubação por Covid-19 na T.I. Jaraguá.