APSREDES

TELEMONITORAMENTO COVID: PARCERIA DA FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO JARAGUÁ DO SUL E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JARAGUÁ DO SUL (SC).

Estado: Santa Catarina
Município:Jaraguá do Sul
Data de Início: março 18, 2021
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Universidade
Autor: junior.antonio@estacio.br
Eixo 3 – Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social

Nome: Antonio de Souza Junior E-mail: junior.antonio@estacio.br



Nome: Juliana Barros do Valle E-mail: valle.juliana@estacio.br



Nome: Fernada Alquini E-mail: fernanda.alquini@estacio.br



Nome: Rosana Mara da Silva E-mail: rosanamara.fisio@gmail.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

Jaraguá do Sul é um município do Norte Catarinense. Possui uma área de 532,59 km² e uma população estimada, em 2020, de 181.173 habitantes. A Secretaria Municipal de Saúde possui 27 Unidades Básicas de Saúde, 2 Unidades de Pronto Atendimento Municipais (PAMA) que atuam como Centro de Referência ao atendimento de COVID em apoio a Unidade Apoio Pronto Socorro (UAPS) para o enfrentamento da pandemia do COVID. Sendo que o município possui 2 hospitais: Hospital São José e Hospital e Maternidade Jaraguá, que atuam no enfrentamento em nível de atenção especializada a pandemia. No período de março de 2020 até 14 de maio de 2021 o contexto do enfrentamento da pandemia no município se caracteriza 25.731 pacientes confirmados com COVID 19, sendo 24.626 recuperados, 286 óbitos. Como medidas de enfretamento houve o aumento dos leitos SUS UTI adulto (de 10 leitos para 46 leitos), leitos SUS enfermaria adulto (de 30 leitos para 90 leitos); instituição de 2 Centros de Referência COVID e 1 UAPS; reorganização da Atenção Básica para enfrentamento COVID e manter o cuidado da população em geral; implantação da Central de Telemonitoramento COVID com intuito de monitorar e propiciar o teleatendimento aos pacientes COVID. Essas ações permitiram o controle da pandemia no contexto do município, entretanto, a continuidade da ação do telemonitoramento necessitou uma ampliação devido a quantidade de pacientes positivados, para tanto a Secretaria Municipal de Saúde buscou a parceria com a Faculdade Estácio de Sá, através do Curso de Medicina, com a atuação dos alunos no telemonitoramento dos pacientes, permitindo o aumento na cobertura desse serviço.

Justificativa

Com o aumento dos casos de COVID no município de Jaraguá do Sul e a necessidade de ampliar as ações de telemonitoramento dos pacientes COVID, houve a necessidade de parcerias para a manutenção do serviço. Através do Contrato Organizativo de Ação Pública deEnsino-Saúde (COAPES), o curso de medicina da Estácio de Sá e a Secretaria Municipal de Saúde, instituíram uma parceria que vai além de um acordo de cooperação técnica entre as partes, representa um auxílio importante ao serviço de telemonitoramento dos pacientes testados positivos para covid-19 em Jaraguá do Sul. Por meio do envolvimento docente e discente junto ao Curso de Medicina da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul (PIBIC/Estácio Jaraguá), buscou-se apoiar a ação do município no contato contínuo com os cidadãos diagnosticados com o COVID-19, através do telemonitoramento. A presente ação apoia o município a promover o monitoramento dos pacientes, colaborando com sistema local de saúde através da atuação dos acadêmicos de Medicina e de uma central de Telemonitoramento, com suporte de 8 (oito) computadores e 8 (oito) linhas telefônicas para realizar o monitoramento dos pacientes positivos para COVID – 19 monitorados pela Central de Teleatendimento COVID Secretaria Municipal de Saúde.Sendo o Curso de Medicina mantido pela Faculdade Estácio em cogestão com a Secretaria Municipal da Saúde, oriundo do Programa Mais Médicos, instituído pela Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, e tendo o Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul e a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul, justifica a interação entre o Sistema Único de Saúde no nível local e os docentes e acadêmicos do curso de Medicina da Estácio no telemonitoramento dos pacientes COVID-19.

Objetivo

Apoiar a Secretaria Municipal de Saúde no Telemonitoramento dos pacientes diagnosticados com SARS-CoV-2, atendidos no Sistema Único de Saúde no município de Jaraguá do Sul-SC pelo Tele-COVID e monitorados pela Central de Teleatendimento COVID SEMSA.

Metodologia

A ação objetiva dar apoio a Secretaria Municipal de Saúde da Jaraguá do Sul (SC) junto ao telemonitoramento dos pacientes positivos para COVID – 19. O projeto é desenvolvido por 65 (sessenta e cinco) acadêmicos de Medicina, divididos em um sistema de rodízio com 8 (oito) acadêmicos a cada 1h e 30 minutos de monitoramento, no horário das 13:50 às 17:00 horas, nas quintas e sextas-feiras. O espaço é disponibilizado pela Faculdade Estácio, com 8 (oito) computadores e 8 (oito) linhas telefônicas. O registro dos dados do telemonitoramento do sistema Olostech da Secretaria de Saúde do Município de Jaraguá do Sul. Foi realizado o treinamento dos acadêmicos e docentes pela Coordenadora da Central Telemonitoramento COVID para o desenvolvimento do trabalho. Para o desenvolvimento dessa ação todos os custos de manutenção dos professores, de materiais de consumo e estrutura são disponibilizados pela Instituição de Ensino Superior (Faculdade Estácio Jaraguá do Sul) e a Secretaria Municipal de Saúde foi designado o treinamento e sistema de registro de dados. Um ponto importante é a interação dos acadêmicos, que são voluntários, e estão ligados a parte prática da Disciplina Saúde da Família, do Eixo norteador de Saúde da Família.

Estratégias

Para divulgação da ação foram utilizados os seguintes passos: * a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Faculdade Estácio de Sá Jaraguá do Sul, norteada pelo Termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES);* publicitação nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e jornais locais sobre a parceria para a população;* o treinamento dos acadêmicos e docentes para atuação junto ao Telemonitoramento COVID;* a apresentação ao Conselho Municipal de Saúde da parceria estabelecida entre a Secretaria Saúde e a Faculdade Estácio;* implantação do espaço para realizar o Telemonitoramento na Faculdade Estácio de Sá, em apoio a Central de Tele COVID da Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados Alcançados

A estratégia iniciou a atividade em 18 de março de 2021 apoiando a Central Telemonitoramento COVID da Secretaria de Saúde, somando até 14 de maio de 2021 o total de 3018 pacientes telemonitorados de um total de 17465 pacientes, representando 17,3% do total de pacientes monitorados no município de Jaraguá do Sul. Essa ação tem como resultados: a ampliação na cobertura do serviço; mais qualidade na prestação do atendimento; permitiu o retorno de servidores as Unidade Básicas de Saúde para ampliar o atendimento na Atenção Básica. Para o acadêmico essa ação permitiu aproximar os acadêmicos da comunidade, contribuindo para uma formação geral e humanista, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde.

Considerações Finais

A integração da Faculdade no contexto do Serviço de Saúde local, através da parceria estabelecida e do apoio do Conselho Municipal de Saúde amplia o cuidado a população ante ao enfrentamento da pandemia de COVID – 19. O caráter inovador da experiência está na ação de apoio e continuidade propiciada pela Faculdade Estácio de Sá, alicerçada ao COAPES. A ação apresenta resultados positivos para todos os envolvidos permitindo a ampliação do cuidado e melhora da qualidade. Para os acadêmicos o aprendizado é intenso e permeia o contexto do eixo da disciplina Saúde da Família, ampliando o escopo pedagógico da sua formação como médico.