APSREDES

Rodas de Conversa online

Estado: Santa Catarina
Município:Florianópolis
Data de Início: maio 14, 2020
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Não
instituição: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: cmsaude.floripa@gmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Gerusa Machado E-mail: cmsaude.floripa@gmail.com



Nome: Silvia Eloisa Grando Águila E-mail: silviagrandoaguila@gmail.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

No ano de 2020 realizamos 21 Rodas de Conversa online com a frequência de uma vez por semana. Um tema e convidados eram escolhidos. O público alvo eram conselheiros(as) municipais e dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde. A duração era, aproximadamente, de 2 horas. A participação e interação eram grandes.

Justificativa

As rodas de conversas eram um novo canal que abordava temas que importavam aos conselheiros, como: covid-19, prevenção, políticas de ação de enfrentamento ao covid-19, parceria com outros conselhos de direitos, formação e educação em saúde, dificuldades do dia-a-dia do usuário, etc… Era um espaço mais descontraído, aberto, e não tão formal como o formato das plenárias e comissões onlines.

Objetivo

Ativar os CLS e contato com os conselheiros (as) municipais, distritais e locais. Devido a Pandemia, os encontros presenciais estavam suspensos. Então, estas reuniões onlines, passam a ser um incentivo de nos encontrarmos virtualmente e debatermos temas de interesse do controle social com ampla participação dos conselheiros (as).

Metodologia

Encontros semanais através da plataforma google meet – todas as quartas-feiras, das 16h às 18h – depois incluímos às segundas-feiras onde os convidados também eram os conselhos de direitos – como incentivo de nos encontrarmos virtualmente e debatermos temas de interesse do controle social com ampla participação dos conselheiros (as). Os temas eram escolhidos no final de cada da roda de conversa e também conforme a demanda e eventos da conjuntura. A secretaria Executiva fazia a abertura, compartilhava avisos e agendas e apresentava o convidado(a). A palestra contava com apresentações / recurso audiovisuais, vídeo etc. e depois era aberto para debate e esclarecimentos de dúvidas e contribuições. A apresentação era compartilhada via email com os conselheiros (as)Também eram compartilhados links de leituras e pesquisas referentes aos temas abordados.

Estratégias

Banner com a divulgação, email, contatos telefônicos, facebook e no portal do CMS

Resultados Alcançados

A frequência era alta e a participação envolvia diversos CLS . Os debates eram calorosos. Era o momento de formação, compartilhamento de experiências e compromisso de envolvimento na defesa e fortalecimento do SUS

Considerações Finais

A experiência das Rodas de Conversa foi inovadora, pois um espaço novo, virtual, é mais atrativo. Sem o formato da Plenária e das comissões, o espaço passa a ser mais acolhedor, pois o conselheiro(a) realiza os questionamentos direto ao palestrante e compartilha experiências com demais pessoas que participam da roda de conversa. As dúvidas são esclarecidas e a frequência da participação revela o interesse dos conselheiros nas rodas de conversas. Em 2021 continuamos a fazer a Roda de Conversa.