APSREDES

RODA DE CONVERSA NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES E CONSELHO DE SAÚDE

Estado: Santa Catarina
Município:Joinville (Santa Catarina) e Grande Florianópolis ( Santa Catarina)
Data de Início: outubro 15, 2020
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Local de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Universidade
Autor: cleiaaparecidaclemente@gmail.com
Eixo 3 – Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social

Nome: Cleia Aparecida Clemente Giosole E-mail: cleiaaparecidaclemente@gmail.com



Nome: Tatiana Konrad Fischer E-mail: tatiana.fischer@unisociesc.com.br



Nome: Camila Thomaz dos Santos E-mail: camila.t.santos@unisociesc.com.br



Nome: Daniela de Rossi Figueiredo E-mail: daniela.derossi@gmail.com


Local

Conselho Local de Saúde

Contextualização

O objetivo do projeto foi multiplicar e divulgar a informação de prevenção e promoção de saúde entre estudantes de graduação, bem como instigar reflexões acerca da importância do controle social e da pandemia de COVID-19 que ocorreu no Brasil em 2020 e 2021. Foram realizadas “Rodas de conversas” no ambiente on-line com a presença da conselheira local de saúde da Unidade Costa e Silva ( Joinville-SC) tendo como público alvo estudantes da área da saúde da universidade Unisociesc, Joinville (SC) e da Unisul, Grande Florianópolis (SC), com temas voltados à importância do controle social do Sistema Único de Saúde, bem como a divulgação das medidas educativas e preventivas para o controle da pandemia de Covid-19. Compreende-se que os alunos são agentes multiplicadores de informações e isso pode proporcionar potencial prevenção em suas famílias e nas comunidades onde estão inseridos. Além disso, a Anima Educação tem como missão “Transformar o país pela educação” o que pode ser conquistado, especialmente por ações coletivas que propiciem o conhecimento da realidade social e epidemiológica do país e das possibilidades legais do controle social. Concluiu-se que o diálogo entre a academia e o conselho de saúde constitui uma oportunidade em busca do desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias aos discentes enquanto agentes de transformação social e futuros profissionais de saúde.

Justificativa

A pandemia de Covid-19 afetou inúmeras pessoas, trazendo novas necessidades do ponto de vista de saúde e social, pois o novo coronavírus, o SARS-CoV-2, rapidamente se espalhou pelos continentes, ocasionando muitas demandas aos serviços de saúde (Brasil, 2020).Segundo Werneck & Carvalho (2020), as decisões imediatas nessa pandemia devem buscar poupar vidas, sendo indispensável também minimizar os danos econômicos, sociais e psicológicos das populações mais vulneráveis, por meio da adoção de medidas fiscais e sociais. Desse modo, faz-se necessário, ampliar as ações de enfrentamento da COVID-19, em particular, as medidas de educação e promoção de saúde, evitando novos casos e consequentemente colapso do sistema de saúde (Werneck; Carvalho, 2020).Nesse contexto, cabe salientar a importância dos processos de formação profissional propiciando a interação entre o estudante e a realidade social, especialmente quando surgem novos problemas de saúde, como tem sido a Covid-19 e suas peculiaridades, exigindo esforços sob diversas frentes de atuação. Desse modo, o projeto teve como objetivo multiplicar e divulgar a informação de prevenção e promoção de saúde entre estudantes de graduação, bem como instigar reflexões acerca da importância do controle social. Desta forma, serão realizadas rodas de conversa entre academia e conselho de saúde a respeito da pandemia de COVID-19 e sobre a relevância da participação social.

Objetivo

O objetivo do projeto foi multiplicar e divulgar a informação de prevenção e promoção de saúde entre estudantes de graduação, bem como instigar reflexões acerca da importância do controle social e da pandemia de COVID-19 que ocorreu no Brasil em 2020 e 2021. Foram realizadas “Rodas de conversas” no ambiente on-line tendo com a presença do representante do Conselho Local de Saúde da Unidade Costa e Silva, Joinville (SC) e tendo como público alvo estudantes da área da saúde da Unisociesc (Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina Campus Anita Garibaldi, Joinville (SC) e da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina (Campus Grande Florianópolis, Unidade Pedra Branca) , com temas voltados à importância do controle social do Sistema Único de Saúde, bem como a divulgação das medidas educativas e preventivas para o controle da pandemia de Covid-19. Os beneficiários diretos são os acadêmicos, porém, deseja-se que os mesmos se tornem multiplicadores de informações corretas nas comunidades onde estão inseridos, visando o combate à fake news.

Metodologia

Os encontros foram desenvolvidos em 2020 e 2021 no contexto da pandemia de COVID-19, onde buscou-se uma parceria entre o conselho de saúde e a universidade a fim de multiplicar informações científicas sobre o controle da doença.Foram realizadas rodas de conversa virtuais (via plataforma Zoom Meeting) em momentos diferentes durante a pandemia, incluindo uma representante do Conselho junto dos acadêmicos de diferentes áreas da saúde (Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia) em duas Universidades: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc). De forma objetiva, procurou-se disseminar informações corretas e completas sobre o vírus SARS- CoV-2 e as formas de prevenção envolvidas no controle da doença, bem como a importância do controle social e a inserção do acadêmico nessa realidade de melhoria das ações e serviços.

Estratégias

A parceria entre o conselho de saúde e a universidade para multiplicar informações científicas sobre o controle da doença Covid-19 teve como estratégia as rodas de conversa virtuais (via plataforma Zoom Meeting) em momentos diferentes durante a pandemia, incluindo a representante do Conselho Local de Saúde junto dos acadêmicos de diferentes áreas da saúde (Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia) inicialmente em duas Universidades: Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unisociesc), disseminando informações corretas e completas sobre o vírus SARS- CoV-2 e as formas de prevenção envolvidas no controle da doença, bem como a importância do controle social e a inserção do acadêmico nessa realidade de melhoria das ações e serviços.

Resultados Alcançados

Participaram das rodas de conversa 48 acadêmicos da Unisociesc e 80 acadêmicos da Unisul, totalizando 128 universitários. Observou-se que, mesmo com toda a informação divulgada pela mídia e redes sociais sobre a COVID-19, os alunos apresentaram dúvidas sobre o assunto e se mostraram interessados em repassar essas orientações para seus familiares e comunidade. Desta forma, foi possível também abordar a importância do controle social e a inserção de projetos focados na prevenção de doenças e na promoção de saúde geral para melhorias na realidade de uma população.A presença de uma representante do conselho no meio universitário foi uma oportunidade essencial para que os acadêmicos pudessem visualizar os assuntos tratados de maneiras diferentes, absorvendo informações e construindo novos conhecimentos. A transdisciplinaridade ficou evidente na roda de conversa, e as dúvidas puderam ser discutidas entre a representante do conselho, os discentes e a docente presente Para avaliar a importância e efetividade das rodas de conversa, as docentes envolvidas fizeram perguntas aos discentes como: “o que a roda de conversa trouxe de benefício para você?” e “o que vocês acham da interação do Conselho Local de Saúde junto da Universidade?”. Assim, foram transcritas algumas das respostas, separados por cada aluno, individualmente:“Acredito que as rodas de conversa sejam pertinentes e ajudem bastante nós como alunos, até para aumentar o nosso interesse nesses assuntos”. – Acadêmico 1.“Bem legal essa interação do conselho com a gente. Quero participar de uma reunião de conselho local se puder, como acadêmica de Odontologia”. – Acadêmico 2.“Para nós que estamos no início da graduação, poder participar dessa ação vai nos ajudar no crescimento profissional e poderemos ajudar várias pessoas, pois a maioria ainda possui uma realidade socioeconômica ruim. Por isso, muitas vezes, não possuem condições de acesso e orientações de saúde. É por isso que acreditam nas Fake News também”. – Acadêmico 3.“O foco das doenças hoje é a COVID-19. Só que as pessoas esquecem das outras, que também são importantes. E acho que com a participação no conselho isso poderia mudar, levando por exemplo orientação de saúde bucal. Vi uma reportagem falando da importância do cirurgião-dentista nas UTIs de COVID-19. E esse dentista comentou que não só podemos ajudar no controle da pandemia com os cuidados bucais, mas também para controle de outras doenças como a pneumonia. (…) eu gostaria de participar novamente deste projeto e de reuniões do conselho”. – Acadêmico 4.A partir do que já ocorreu, pretendemos ampliar a parceria, tornando assim uma estratégia contínua de enfrentamento e como auxilar no combate às fake news, não somente na questão específica da pandemia de Covid-19, mas também em temas como vacinas e importância do controle social do Sus.

Considerações Finais

A inserção dos alunos em um tema relevante e atual, permite contribuir com as políticas públicas de contenção da pandemia de COVID-19, pois, este compartilhamento de saberes propicia aos sujeitos a uma reflexão acerca de seu papel de mediador social e estimula a ampliação do conhecimento. A parceria com o conselho de saúde instrumentaliza os alunos com habilidades fundamentais para o exercício profissional, e ao abordar a importância do controle social, contribui para a transformação da realidade do país, seja do ponto de vista epidemiológico ou até mesmo social. Cabe ressaltar a importância da continuidade da parceria, ampliando o público a ser instruído, para que a informação correta possa ser disseminada de forma a contribuir no combate às Fake News e ao conteúdo relevante à sociedade.