APSREDES

RELATO DE EXPERÊNCIA: Integração ensino/controle social

Estado: Minas Gerais
Município:Ubá
Data de Início: março 30, 2021
Situação atual: Concluída
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Universidade / Instituição de ensino
Autor: joycerfernandess@gmail.com
Eixo 3 – Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social

Nome: Joyce Ramos Fernandes E-mail: joycerfernandess@gmail.com



Nome: Manollo Cipriano Côco Pezzin E-mail: manollocipriano@hotmail.com



Nome: Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira E-mail: guguteoliveira@gmail.com



Nome: France Araújo Coelho E-mail: franceguidoval@hotmail.com



Nome: Franklin Leandro Neto E-mail: franklinuba@gmail.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

A área de abrangência desse relato se dá em Ubá, Minas Gerais, com a participação dos acadêmicos de Medicina do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde do Município. O curso de Medicina está em funcionamento desde 2014, e desde então faz parceria com o município de Ubá, melhorando o acolhimento à população e fomentando o conhecimento dos alunos do curso.

Justificativa

É importante a integração entre ensino e controle social, principalmente no atual momento de Emergência em Saúde Pública(Sars-Cov2) ao apropriarem do cenário epidemiológico e assistencial aproximando potenciais profissionais no fortalecimento do SUS e das políticas públicas de saúde no enfrentamento a pandemia.

Objetivo

Relatar a experiência sobre uma vivência prática na realidade do Sistema Único de Saúde – SUS, reconhecendo a importância do controle social na formulação de políticas públicas de saúde.

Metodologia

Relato de experiência de uma vivência prática por acadêmicos do curso de Medicina, da disciplina Saúde e Sociedade I, sobre a realidade do SUS, onde durante a reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde, em março de 2021, na cidade de Ubá-MG, foi apresentado o “Cenário Covid 19 na Atenção Hospitalar- Região de Saúde de Ubá” e apresentação da Vigilância Epidemiológica Municipal sobre o “Cenário Epidemiológico SARS Covid 19 do Município de Ubá”. Além de pautas como a Campanha Municipal de Imunização COVID.

Estratégias

A reunião foi através da plataforma Google meet onde os acadêmicos puderam vivenciar a participação dos conselheiros e também puderam contribuir e esclarecer dúvidas durante a referida reunião pelo áudio ou chat.

Resultados Alcançados

O que se contempla nas graduações na área da saúde é que esta não é formada para compreender o SUS. Através de um contato mais próximo com a realidade podemos amenizar as barreiras entre as faculdades e a inserção dos alunos no âmbito do SUS, contribuindo para uma maior mobilização social. Para tanto, os acadêmicos relataram estarem surpresos com a participação dos conselheiros presentes, bem como puderam compreender a composição paritária e o caráter deliberativo que são premissas importantes na constituição dos conselhos de saúde.

Considerações Finais

Acredita-se que esta vivência possa contribuir para uma melhor formação técnica, científica e política dos acadêmicos, na visão transdisciplinar e intersetorial, reconhecendo a importância da participação popular para a efetivação das políticas públicas de saúde; formando profissionais da saúde mais conscientes e conhecedores do modelo assistencial no qual estarão inseridos. É preciso que vivenciem na prática o controle social para que não fique apenas em lei e em que a sociedade civil ocupa de fato esses espaços de participação social.