APSREDES

Plenárias virtuais e a construção de estratégias locais no enfrentamento da COVID-19 nos bairros do Saco Grande e do Monte Verde em Florianópolis/SC

Estado: Santa Catarina
Município:Florianópolis
Data de Início: abril 1, 2020
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Local de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: manzinifer@gmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Fernanda Manzini E-mail: manzinifer@gmail.com



Nome: Tania Teixeira E-mail: taninha52@hotmail.com



Nome: Rosangela Amorim dos Anjos E-mail: ninaamorimdosanjos@hotmail.com



Nome: Alexandre Stuepp Cavalcanti E-mail: alexandrestuepp@hotmail.com



Nome: Flávia da Silva Lamarque E-mail: flavia_lamarque@yahoo.com.br



Nome: João Mateus de Lacerda E-mail: joao.m.lacerda@gmail.com



Nome: Mariela Zaros Galana E-mail: mariela204@gmail.com



Nome: Solange Luzia E-mail: solluzprata@hotmail.com



Nome: Simone Antunes Macedo E-mail: simone_sam@yahoo.com.br


Local

Conselho Local de Saúde

Contextualização

O Conselho Local de Saúde do Saco Grande está vinculado ao Centro de Saúde Saco Grande e atende aos bairros do Saco Grande e do Monte Verde em Florianópolis. Tem o objetivo de promover o diálogo entre trabalhadores em saúde, administradores e usuários do Sistema Único de Saúde e da rede municipal. Os bairros do Saco Grande e do Monte Verde possuem cerca de 20.000 habitantes e 4 áreas de interesse social. Possui diversas associações de bairro atuantes, sendo algumas delas representadas no Conselho Local de Saúde.

Justificativa

Em um cenário de incertezas quanto às ações e políticas a serem utilizadas para conter e mitigar a evolução do novo coronavírus, a participação ativa dos conselhos locais de saúde se mostra não apenas necessária, mas também fundamental para o empoderamento comunitário. É através desse empoderamento que a comunidade tem maior controle sobre as decisões que afetam suas vidas, no intuito de melhorar a saúde e reduzir as desigualdades.

Objetivo

Garantir a participação ativa da comunidade nas adaptações dos serviços de saúde frente à pandemia, a fim de promover o exercício da sua função de negociar, influenciar, fiscalizar e acompanhar as decisões e ações de saúde e medidas adotadas pelos governos, mesmo com atividades presenciais interrompidas.

Metodologia

Para alcançar o objetivo de participação ativa da comunidade durante o período de distanciamento social, as plenárias, que desde sua criação eram realizadas de modo presencial, tiveram que ser adaptadas para formato online. O Conselho Local de Saúde adotou esta estratégia mesmo antes do Conselho Municipal de Saúde. No período de abril de 2020 a abril de 2021 utilizou-se a ferramenta de comunicação por vídeo, Google Meet, para realização de reuniões mensais online, nas quais se pautavam na análise situacional da pandemia, no planejamentos de ações voltadas para o controle direto da pandemia e no enfrentamento de problemas sociais e econômicos capazes de disseminar o COVID 19 na região. Para a análise situacional, foram utilizados dados do Covidômetro, instrumento de avaliação sistemática diária de dados relacionados à Covid 19 no município de Florianópolis, como notificação de casos suspeitos, casos confirmados, taxa de ocupação de UTI e número de óbitos.

Estratégias

A estratégia para garantia da participação comunitária nas plenárias ocorreu através da divulgação das datas e formas de acesso à reunião pelos meios de comunicação do Centro de Saúde do Saco Grande (instagram, facebook, listas de transmissão à usuários por WhatsApp). A análise situacional se deu através de relatórios periódicos emitidos pela gestão local do Centro de Saúde durante as plenárias, com base em dados do Covidômetro e filtrados para a região do Saco Grande e Monte Verde, a fim de divulgar informações confiáveis e atuais às lideranças locais e, consequentemente, à população. As estratégias de ação comunitária utilizadas para o controle direto da pandemia incluíram a:- Contratação de carros de som com informações à população sobre o distanciamento social, o isolamento de casos e o uso de máscaras. – Reuniões entre escolas e profissionais de saúde- Sensibilização de comerciantes locais para evitar aglomerações e adequação dos comércios às normas vigentes.- Ações com as lideranças do bairro para arrecadação de alimentos e auxílio de famílias em situação de vulnerabilidade agravadas por conta da pandemia.Por fim, as estratégias relacionadas ao enfrentamento de problemas sociais e econômicos incluiu o fomento às discussões dos impactos atuais e consequências esperadas da pandemia durante as plenárias, como o desemprego, fome, problemas psicológicos e violência e aumento de outras doenças.

Resultados Alcançados

1. Fortalecimento do Conselho Local de Saúde e das lideranças locaisDurante o período avaliado, no contexto da pandemia, percebeu-se um aumento considerável da participação da população nas reuniões do conselho local de saúde.Percebe-se, também, o fortalecimento do Conselho Local de Saúde enquanto espaço de diálogo com comunidade sobre as questões de saúde do bairro, além do próprio fortalecimento do papel das lideranças frente à comunidade.2. Educação em saúde da populaçãoForam desenvolvidas diversas ações que contribuíram na divulgação de informações confiáveis e com linguagem acessível para a população sobre a pandemia de COVID-19, como:- Contratação de carros de som com informações à população sobre o distanciamento social, o isolamento de casos e o uso de máscaras.- Elaboração de relatórios com linguagem acessível à população, adaptando as informações disponíveis no Covidômetro.- Reuniões do CLS com pauta temática sobre a COVID-19, incluindo discussões sobre vacinas, não realização de tratamento precoce, testagem, importância do distanciamento social, protocolos e fluxos de atendimento, entre outros, com a presença de profissionais do Centro de Saúde e de gestores da secretaria.3. Ações junto às escolas As estratégias de articulação entre professores e comunidade com profissionais de saúde resultaram na elaboração de parecer contrário ao retorno das aulas no período de aumento de casos no bairro, uma vez que a proposição do retorno presencial aconteceu no momento de maior aumento do número de casos e de ocupação dos leitos.4. Ações para apoio às famílias em situação de vulnerabilidadeAs lideranças do Conselho Local de Saúde criaram uma rede de apoio para identificar famílias em situação de vulnerabilidade não assistidas pela assistência social do município. Foram elaboradas estratégias junto a comunidade para arrecadação e distribuição de alimentos.5. Aumento da transparência na divulgação das informações de saúde para a comunidadeA necessidade de divulgar informações sobre o atendimento do Centro de Saúde na pandemia de COVID-19 proporcionou a elaboração de boletins periódicos e a intensificação do uso das redes sociais. Reforçando a necessidade da transparência dos dados e para facilitar o acesso aos mesmos pelos conselheiros, será disponibilizado em breve um painel de situação do Centro de Saúde Saco Grande. O painel estará disponível na internet e será atualizado mensalmente. Dificuldades: Ainda é baixa a participação popular no Conselho Local de Saúde e nas associações do bairro. Os atuais conselheiros de saúde e os profissionais têm como desafio a identificação de novas lideranças e o fomento da participação popular.

Considerações Finais

Diante dos desafios econômicos e políticos atuais, o fortalecimento da participação popular por meio das plenárias do conselho local de saúde durante o contexto de pandemia e distanciamento social foi essencial não apenas para o controle da pandemia e garantia de assistência mas também, e principalmente, para valorização e fortalecimento do SUS, o qual busca consolidar-se como um sistema universal e integral, capaz de oferecer proteção social.