APSREDES

Plenárias Regionais do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais

Estado: Minas Gerais
Município:Belo Horizonte
Data de Início: junho 26, 2020
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Estadual de Saúde
Parceria com outra instituição: Não
Autor: edsersonalvesbh@yahoo.com.br
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Ederson Alves da Silva E-mail: edersonalvesbh@yahoo.com.br



Nome: Lourdes Aparecida Machado E-mail: lumachado2008@hotmail.com



Nome: Fernanda Coelho Carvalho E-mail: fernandavpl@yahoo.com.br



Nome: Renato Almeida de Barros E-mail: renatobarros.filhos@yahoo.com.br



Nome: Marilia Aparecida Rosário Oliveira Santos E-mail: marilia_oliveiras@yahoo.com.br


Local

Conselho Estadual de Saúde

Contextualização

Em razão da Pandemia COVID- 19,as plenárias foram virtuais, em razão das condições sanitárias e necessidade de distanciamento social, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, realizou 13 plenárias regionais em plataforma virtual , sendo que o Estado tem 14 regionais de saúde e 853 municípios, com o objetivo de dialogar e fortalecer o controle social nas regiões do Estado de Minas Gerais, com vistas a discutir a situação da COVID- 19 e a disponibilidade dos leitos na região. O CES-MG tem como Meta do Plano Estadual de Saúde de Minas Gerais ( PES 2020-2023) Implantar colegiados regionais de Conselhos Municipais de Saúde

Justificativa

A realização das plenárias teve como justificativa aproximar o CES-MG com os Conselhos municipais de saúde, para atuação no período Pandemia COVID- 19, com diálogo, ações, e orientações do controle social.

Objetivo

Conhecer as demandas dos municípios mineiros, construir a base para a implantação dos colegiados regionais junto aos conselhos municipais de saúde e apresentar a situação da COVID- 19 e a disponibilidade dos leitos na região.

Metodologia

O CES-MG entrou em contatos com os Conselhos municipais de saúde por meio da equipe da Secretaria executiva por telefone e e-mail, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais disponibilizou técnicas(os) para apresentação da situação da COVID- 19 e a disponibilidade dos leitos na região e auxiliou a participação das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) e Gerencias Regionais de Saúde(GRS). A Comunicação, do CES-MG, divulgou nas redes sociais “banners” informativos, assessorada pelo Administrativo do CES-MG que criou os grupos de Whatsapp para contato permanente da Mesa diretora com os participantes , em destaque os CMS, conselheiras e conselheiros de saúde , secretárias(os) de saúde , através da plataforma virtual .

Estratégias

: Estreitamento das relações com os Conselhos Municipais de Saúde, disseminação da informação e esclarecimento das demandas de saúde no contexto da covid-19 .

Resultados Alcançados

Foram criados 13 grupos de Whatsapp, um para cada região de saúde, divulgação das informações da covid-19, esclarecimento para a habilitação de leitos covid-19 nos hospitais de referência, aproximação dos conselhos municipais de saúde da região. As plenárias regionais tiveram início em junho de 2020 e totalizaram 13 encontros, exitosos na tarefa de alcançar os municípios sede de cada regional, reunindo diversos conselhos municipais de Saúde com o objetivo de conhecer e detalhar a situação de saúde em relação à covid-19 e a disponibilidade de leitos em cada região. Por serem específicas, as particularidades de cada uma foi tratada de forma direcionada pelo CES-MG e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), com a possibilidade de dialogar, discutir dados e informações com as áreas técnicas da SES-MG, incentivar a participação nos Comitês Municipais de Enfrentamento à covid-19, tirar dúvidas e encaminhar demandas. Como resultado, o CES-MG estabeleceu uma rotina de comunicação e contato diário com os conselhos de todo o estado por meio de grupos em aplicativo de trocas de mensagens. As plenárias passaram por um processo de ampla divulgação pela Assessoria de Comunicação do CES-MG, primeiramente por meio do estabelecimento de uma identidade visual trabalhada junto aos conselhos e segue se desenvolvendo por meio da troca diária de mensagens. Todo esse movimento incentivou a mobilização de conselhos municipais em manterem as atividades durante a pandemia de covid-19, conhecendo de perto a realidade de cada um, no contexto regional em que se encontram.

Considerações Finais

As plenárias regionais tiveram início em junho de 2020 e totalizaram 13 encontros, exitosos na tarefa de alcançar os municípios sede de cada regional, reunindo diversos conselhos municipais de Saúde com o objetivo de conhecer e detalhar a situação de saúde em relação à covid-19 e a disponibilidade de leitos em cada região. Por serem específicas, as particularidades de cada uma foi tratada de forma direcionada pelo CES-MG e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), com a possibilidade de dialogar, discutir dados e informações com as áreas técnicas da SES-MG, incentivar a participação nos Comitês Municipais de Enfrentamento à covid-19, tirar dúvidas e encaminhar demandas. Como resultado, o CES-MG estabeleceu uma rotina de comunicação e contato diário com os conselhos de todo o estado por meio de grupos em aplicativo de trocas de mensagens. As plenárias passaram por um processo de ampla divulgação pela Assessoria de Comunicação do CES-MG, primeiramente por meio do estabelecimento de uma identidade visual trabalhada junto aos conselhos e segue se desenvolvendo por meio da troca diária de mensagens. Todo esse movimento incentivou a mobilização de conselhos municipais em manterem as atividades durante a pandemia de covid-19, conhecendo de perto a realidade de cada um, no contexto regional em que se encontram.