APSREDES

Pandemizando o Controle Social: A Comissão de Educação Permanente como articulação e fortalecimento do SUS

Estado: Rio Grande do Sul
Município:Porto Alegre
Data de Início: maio 27, 2020
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Estadual de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Secretaria Estadual de Saúde
Autor: thaynadeoliveiracarvalho@hotmail.com
Eixo 1 – Fortalecimento e qualificação da participação social dos Conselhos de Saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais..

Nome: THAYNA DE OLIVEIRA CARVALHO E-mail: thaynadeoliveiracarvalho@hotmail.com



Nome: Eduardo Weber E-mail: eduardo-weber@saude.rs.gov.br



Nome: Larissa Dall’ Agnol da Silva E-mail: larissadallgnolto@gmail.com


Local

Conselho Estadual de Saúde

Contextualização

Estaremos destacando aqui a atuação da Comissão Estadual de Educação Permanente, Informação e Comunicação para o Controle Social no SUS durante o ano da pandemia do covid-19. Neste sentido, estaremos apresentando a experiência vivenciada pelo grupo desde o início da pandemia até os dias atuais. A partir das experiências da Comissão Estadual de Educação Permanente, Informação e Comunicação para o Controle Social (CEPICSS) no SUS, a CEPICSS Ampliada se propõe como um espaço aberto para diálogo com os conselheiros e demais agentes do controle social no RS. A Cepicss ampliada é aberta ao público gaúcho, o qual é composto, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 11.422.973 pessoas em seu território, entretanto, o principal público participante da Cepicss ampliada são conselheiros municipais e representantes do Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva (NURESC). O NURESC é a estrutura da regional de saúde responsável pela implementação da estratégia de descentralização da formação e capacitação dos trabalhadores do SUS em Saúde Coletiva, através da educação continuada, junto aos Municípios e CRS, firmando a consolidação das diretrizes e princípios do SUS. O NURESC é de responsabilidade técnica da Escola de Saúde Pública (ESP/RS), que desenvolve seu trabalho de assessoria e cooperação técnica de caráter interdisciplinar através da coordenação e equipe de trabalho NURESC/ESP de forma descentralizada e articulada com os NURESC/CRS.

Justificativa

O contexto pandêmico do COVID-19 dificultou a estruturação dos espaços normativos para deliberação e trocas de experiência. A modalidade virtual, pautando as especificidades da pandemia, tem sido imprescindível para manter alguma aproximação com os conselheiros de saúde e entidades de educação em saúde.

Objetivo

Promover espaços de escuta aos conselheiros municipais de saúde e de articulação e deliberação entre os diversos agentes do controle social no RS, fortalecendo o papel da Educação Permanente para participação social no SUS, bem como acompanhar a atualização da situação da pandemia e as ações dos municípios no contexto da COVID-19.

Metodologia

Os encontros da comissão estadual de educação permanente no formato ampliado, ou seja, para todas as regiões de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, acontecem bimestralmente nas quartas-feiras, no horário das 15h às 17h na modalidade remota, nas itinerância dos lugares onde a vida acontece, através da plataforma Webex Meet, contratada pelo governo estadual no período da pandemia do covid-19.Para executar as atividades de divulgação da atividade, as seguintes etapas foram desenvolvidas: 1) Divulgação nas mídias sociais (instagram e facebook do CES); 2) Divulgação aos conselhos municipais de saúde via e-mail; e 3) Divulgação aos participantes da CEPICSS Ampliada por meio do grupo de whatsApp.

Estratégias

A Cepiccs ampliada existe antes da pandemia, mas com a situação de calamidade da saúde pública ela foi transferida para a modalidade virtual e com a estratégia de tratar como objetivo geral, da pandemia. Para maior interação, dividimos a cepicss ampliada em 4 momentos: 1) acolhimento; 2) atualização do contexto da pandemia; 3) debate sobre a situação de pandemia nos municípios gaúchos e 4) Encaminhamentos e combinações para a próxima reunião. Também foi criado um grupo de whatsApp (já que as interações em momento pandêmico se dão através dos meios virtuais) da cepicss ampliada para conversamos sobre os acontecimentos nos municípios. Com o intuito de tornar o nosso encontro interativo, durante o debate elaboramos questões norteadoras a respeito da realidade dos conselheiros e das regiões frente ao COVID-19, além disso, temos utilizado a metodologia de encontros mais objetivos, com a duração de 2 horas.

Resultados Alcançados

A maior parte dos resultados que encontramos são qualitativos, ou seja, não mensurável por indicadores. De forma quantitativa, obtivemos, a cada reunião – que ocorre bimestralmente – um aumento no número de participantes. De forma qualitativa, recebemos os relatos, durante os debates, da importância da Cepiccs ampliada para discutirmos a questão da pandemia no território gaúcho. Mesmo após um ano de Cepiccs ampliada online, ainda temos conselheiros com dificuldade na utilização das plataformas virtuais. Para superar esse obstáculo, temos entrado em contato com esses conselheiros e os auxiliando nos problemas técnicos, tanto para acessar à plataforma, quanto para utilizá-la.

Considerações Finais

A Cepicss Ampliada cumpre os seus objetivos por ser permanente e durante a pandemia teve a capacidade de promover a educação permanente gerando trabalhos de combate ao coronavírus e todas as tarefas de defesa do SUS público e universal.