APSREDES

Imunização 31

Estado: Pernambuco
Município:Paulista
Data de Início: outubro 10, 1993
Situação atual: Concluída
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: alexsndslv@gmail.com
Eixo 1 – Fortalecimento e qualificação da participação social dos Conselhos de Saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais..

Nome: Alex Sandro Nascimento da Silva E-mail: alexsndslv@gmail.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

Imunização da população da cidade de Paulista/PE, como trabalhador da enfermagem em contato constante com os usuários do SUS, percebo a necessidade da capacitação de quem está na imunização em entender o por que do imunizante e como repassar as informações a população…

Justificativa

Grande maioria dos trabalhadores após formação não continua leitura de conhecimento…

Objetivo

Identificar as causas de oportunidades perdidas de vacinação em crianças, através de uma revisão integrativa.

Metodologia

Estudo Bibliográfico, tipo Revisão Integrativa (RI) que é um método de pesquisa que envolve a sistematização e publicação dos resultados de uma pesquisa acadêmica na prática clínica, além de apontar lacunas do conhecimento. O principal objetivo da RI é a integração entre a pesquisa científica e a prática no âmbito da atuação profissional. A pesquisa foi executada em seis fases: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise crítica dos estudos incluídos, discussão dos resultados e apresentação da revisão integrativa (Souza, Silva, e Carvalho; 2010). Para contemplar o objetivo proposto, a seguinte questão norteadora foi elaborada: Quais as situações que favorecem as oportunidades perdidas de vacinação em crianças? O período da coleta de dados se deu em agosto a dezembro de 2019 através da base de dados da LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência de Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem) bem como a biblioteca virtual SciELO (Biblioteca Eletrônica Cientifica Online). Foram incluídos na pesquisa os artigos de língua portuguesa, em texto completo, com período de publicação até o ano vigente. Foram excluídas as publicações que não responderam a pergunta norteadora, as teses, dissertações, monografias, revisões sistemáticas e integrativas. Em seguida, foram selecionados os descritores: Pais, Imunização, Cobertura vacinal, Recusa de vacinação, Criança e Programa de imunização.

Estratégias

A vacinação é importante a fim de reduzir as doenças infectocontagiosas com grande impacto na redução das taxas de mortalidade infantil. No entanto, o Brasil tem enfrentado baixas coberturas vacinais e um dos motivos são as oportunidades perdidas de vacinação. O objetivo do estudo é identificar as causas de oportunidades perdidas de vacinação em crianças. Pesquisa do tipo de revisão integrativa que é uma análise de pesquisas, que possibilita a síntese do conhecimento acerca do assunto abordado. A seguinte questão norteadora foi elaborada: Quais as causas de oportunidades perdidas de vacinação em crianças? Os dados foram coletados nas bases LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciência de Saúde) e BDENF (Base de Dados de Enfermagem) e na biblioteca SciELO (Biblioteca Eletrônica Cientifica Online). Os descritores escolhidos foram: Pais, Imunização, Cobertura vacinal, Recusa de vacinação, Criança e Programa de imunização. O período da coleta de dados foi de agosto a dezembro de 2019. Foram incluídos na pesquisa os artigos de língua portuguesa, em texto completo e com período de publicação até o ano vigente. Foram excluídos as publicações que não responderam a pergunta norteadora, as teses, dissertações, monografias, revisões sistemáticas e integrativas. A amostra final foi composta por cinco artigos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que existem vários motivos para oportunidades perdidas de vacinação: a falta de vacina no posto, esquecimento por parte do cuidador e adoecimento da criança, preocupações com efeitos adversos e associação de vacinas com outras doenças, as vacinas são poucas seguras, receio de efeitos colaterais, baixa percepção do risco da doença, questionamentos sobre sua eficácia, falta de Agente Comunitário de Saúde e insumos para admistração das vacinas. Por isso, faz-se necessário que os profissionais responsáveis pela sala de vacina – e os próprios usuários- estejam informados quanto a importância da imunização na saúde da criança, as verdadeiras indicações e contraindicações, com intuito de reduzir casos de atrasos no calendário vacinal.

Resultados Alcançados

São inúmeros motivos para que ocorram as oportunidades perdidas de vacinação, dentre eles, fatores inerentes aos pais como negligência, preocupação com efeitos adversos, insegurança quanto a eficácia e segurança das vacinas, baixa percepção do risco da doença, falsas contra-indicações e outros motivos como falta de ACS na unidade e a falta de insumos para a administração das vacinas. Contudo, é preciso reverter esse quadro. A atuação da equipe de enfermagem possui um importante papel no PNI, em suas ações de gerenciamento, supervisão e execução. É relevante que os profissionais de enfermagem orientem aos pais quanto a importância da imunização na prevenção das doenças e os estimular a cumprir os esquemas vacinais sem atraso ou equívocos visando à promoção da saúde da criança. Esse acompanhamento ocorre nas consultas de puericultura, onde é o momento para que o enfermeiro monitore a atualização do cartão vacinal.A Estratégia Saúde da Família reserva importância crucial por contribuir para aumento da cobertura vacinal. Entretanto, é reconhecido o deficit na execução de suas atividades. Na ESF, atividades como a visita domiciliar são decisivas na conquista do vínculo entre profissionais e famílias. Recomenda-se a educação permanente dos profissionais da saúde. Visto que falhas neste processo podem induzir a orientações de falsas contraindicações. Para que o serviço de saúde garanta uma excelente cobertura vacinal, é necessário o cumprimento de uma série de condutas e o planejamento de ações que incluam desde a gestão , estrutura da unidade até a administração dos imunobiológicos para que as oportunidades perdidas de vacinação sejam a minimizadas.

Considerações Finais

Outras situações são postas para o adiamento da administração de um imunobiológico: usuário que faz uso de dose imunossupressora de corticóide, que necessita receber imunoglobulina, sangue ou hemoderivados, aqueles que apresentam doença febril grave para que os sinais e sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados a vacina (BRASIL (2014) . BRASIL (2014) também cita que é importante destacar as situações que caracterizam falsas contraindicações: doença aguda benigna sem febre, prematuridade ou baixo peso ao nascer (com exceção para a vacina BCG) , ocorrência de evento adverso em dose anterior de uma vacina, doença neurológica estável ou pregressa com sequela presente, antecedente familiar de convulsão ou morte súbita, uso de antibiótico, uso de corticosteróides inalatórios ou tópicos ou com dose de manutenção fisiológica, convalescença de doenças agudas, internação hospitalar.