APSREDES

ESTUDO SOBRE A REALIDADE E CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA COM TRANSTORNOS MENTAIS NA PANDEMIA COVID-19: O QUE O MUNDO VEM FAZENDO E O QUE PODE SER FEITO EM JOINIVILLE – SC

Estado: Santa Catarina
Município:Joinville
Data de Início: outubro 26, 2020
Situação atual: Estágio inicial de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Universidade
Autor: lucianohp.pq@gmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: LUCIANO HENRIQUE PINTO E-mail: lucianoefar@gmail.com



Nome: Flaviane de Melo Lazarini E-mail: flazarine23@gmail.com



Nome: Brigida Maria Erhardt E-mail: bmerhardt@gmail.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

: Nos últimos anos, e especialmente em tempos de pandemia de COVID 19, a situação de indivíduos em situação de rua (ISR) se dificultou imensamente.

Justificativa

Existem diversos motivos para o aumento destas dificuldades envolvendo as pessoas em situação e rua e riscos do COVID-19, sendo os transtornos mentais o mais comum a bordado neste estudo. Na pandemia vigente, o acesso a saúde e higiene dos ISR se toraram ainda mais complicados. Inclui-se ainda o distanciamento pessoal e o preconceito que assolando essa população. Esta pesquisa focou na realidade das pessoas com transtornos mentais em situação de rua pelo mundo, para saber as ações voltadas a eles, e comparar com Joinville e criar ideias voltadas para proteção e bem-estar a essa população, abrindo diálogo com a comunidade

Objetivo

Esta atividade focou na realidade das pessoas com transtornos mentais em situação de rua pelo mundo, para saber as ações voltadas a eles, e comparar com Joinville e criar ideias voltadas para proteção e bem-estar a essa população, abrindo diálogo com a comunidade.

Metodologia

Atividade realizada em momentos: [1] revisão literária, abordando temática: “Quais as realidades das pessoas em situação de rua com transtornos metais e quais os desafios em termos de proteção a esta população durante a pandemia”. no qual se fez [a] busca em sítios eletrônicos (pubmed & Scielo) por palavras chaves homeless AND pandemic AND mental illness; [b] [2]: busca de informações da situação em Joinville nos sítios da Secretaria Municipal de Saúde e da Assistência Social para comparação e diálogo com a comunidade e [3] Discussão junto ao Conselho Municipal de Saúde sobre a temática.

Estratégias

Solicitação de pauta pelo Conselheiro Municipal de Saúde Professor Dr. Luciano Henrique Pinto (Conselheiro pela UNIVILLE e membro do projeto Humanizar) para apresentação dos resultados e discussão de estratégias – via conselho – para o cuidado das pessoas em situação de rua.

Resultados Alcançados

Foi realizada uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde sobre o tema. A divulgação dos conhecimentos obtidos no Momento [1] e [2] da pesquisa forma importantes para atualizar e promover debates sobre novas ações neste conselho. O Momento [1] demonstrou que, na pandemia, estudos apontaram que 75% dos ISR buscou abrigos, sendo os públicos os mais procurados, seguidos de casas de parentes e locais abandonados. Cerca de 94% em geral sabia da importância da higiene para prevenção do coronavírus, mas destes, 80% alegavam não ter acesso aos produtos, principalmente pela questão financeira. Dados atualizados mostraram que cerca de 30% dos ISR apresentam algum transtorno mental, condição que propicia a contaminação por COVID-19 por menor autocuidado. A ansiedade potencializada pela pandemia aumentou o consumo de tabaco, elevando o risco de problemas pulmonares, vulnerabilizando a às complicações do coronavírus. O Momento [2] mostrou que, em Joinville, pessoas em situação de rua e com transtornos mentais apresentam uma proporção como a mundial, também sendo as mais afetadas por complicações de diversas ordens. Instituições como Centro POP e Caps AD são fundamentais para acolhê-las e cuidá-las, bem como o consultório de rua.

Considerações Finais

Trata-se de uma ação inovadora pois contou com a participação de docentes da Univille para levar informações qualificadas em termos científicos para qualificar a discussão sobre a temática, em uma aproximação entre universidade e conselho municipal de saúde.