APSREDES

Curso de atualização para conselheiros de saúde no Distrito Federal: adaptação de estratégias educativas no contexto da pandemia pela COVID-19.

Estado: Distrito Federal
Município:Brasília
Data de Início: abril 29, 2021
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Estadual de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Outro
Autor: abdiel.andrade@hotmail.com
Eixo 3 – Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social

Nome: Abdiel Nunes de Andrade E-mail: abdiel.andrade@saude.df.gov.br



Nome: Jeovânia Rodrigues Silva E-mail: conselho.saudedf@gmail.com



Nome: Petruza Damaceno de Brito E-mail: eapsus@fepecs.edu.br



Nome: Thiago Rodrigues de Amorim E-mail: eapsus@fepecs.edu.br



Nome: Adriana Pederneiras Rebelo da Silva E-mail: eapsus@fepecs.edu.br


Local

Conselho Estadual de Saúde

Contextualização

O fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal, por meio da oferta deste Curso, é uma iniciativa conjunta da Escola de Aperfeiçoamento do SUS – EAPSUS/FEPECS, do Conselho de Saúde do Distrito Federal e da Diretoria de Controle Social/DICOS/SES-DF.As condições sócio-políticas brasileiras permitem reconhecer a assimetria entre os membros dos conselhos de saúde, do ponto de vista do acesso a informações e a outros recursos de poder, dificultando o efetivo cumprimento dos objetivos desses fóruns. A capacitação de conselheiros é uma deliberação das Conferências Nacionais de Saúde e suas etapas estaduais e municipais, especialmente as 10ª, 11ª e 12ª Conferências Nacionais.Também, face à renovação de mandatos de Conselheiros Regionais de Saúde e Conselho de Saúde do DF, criação de novos Conselhos Regionais e Conselhos Gestores surge a demanda para realização de novo processo de capacitação, visando a instrumentalização para o desempenho das suas funções no que se refere ao fortalecimento do SUS, no processo de descentralização de suas ações, no controle do cumprimento dos seus princípios e promoção da participação da sociedade na sua gestão.

Justificativa

A pandemia causada pela COVID-19 impactou de forma importante a sociedade em todos os aspectos. As medidas de distanciamento social, extremamente importantes para interrupção da transmissão do vírus, promoveram a transformação dos processos de ensino e aprendizagem, exigindo adaptação das estratégias educativas presenciais para virtuais. No contexto do Conselho de Saúde a proposta pedagógica objetivou construir caminhos para discussão e atualização dos conselheiros a partir da reflexão sobre a vida real, espaço privilegiado de atuação.O curso, também, visa dar cumprimento as metas estabelecidas nos instrumentos de planejamento, gestão e orçamento da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e atender aos princípios da Política de Educação Permanente em Saúde e da Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, uma vez que ambas buscam o controle social como ferramenta de aprimoramento da gestão dos serviços públicos de saúde.

Objetivo

Promover atualização dos Conselheiros de Saúde do Distrito Federal e Regiões de Saúde nos temas: Atenção Primária a Saúde, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Conferências e Conselhos de Saúde, considerando aspectos conceituais, históricos, sociais e de implementação de políticas públicas.

Metodologia

O curso está sendo desenvolvido no formato Educação a Distância (EAD) utilizando a plataforma Moodle da Escola de Aperfeiçoamento do SUS. Trata-se de um curso sem tutoria, autoinstrucional, de modo que o participante é o responsável pelo desenvolvimento das atividades propostas, organizando um cronograma de estudos e gerindo o seu tempo.Serão quatro módulos e cada um possui uma webconferência que pode ser assistida de forma síncrona ou assíncrona. Os palestrantes serão profissionais com experiência e expertise nas temáticas e serão indicados pelo grupo condutor da ação educativa. As webconferências serão programadas e gravadas, sendo transmitidas por meio do canal da EAPSUS no Youtube e o participante poderá interagir com perguntas e comentários utilizando o chat. Terminada a webconferência ela ficará armazenada e poderá ser acessada por meio da plataforma Moodle sem prejuízo para o participante.Os módulos serão realizados pela manhã, das 10h às 11h30 nas seguintes datas: 29/04/2021 (Tema: Atenção Primária à Saúde), 06/05/2021 (Tema: Vigilância em Saúde), 13/05/2021 (Tema: Promoção da Saúde), 20/05/2021 (Tema: Conferências e Conselhos de Saúde). O curso tem carga horária total de 21 horas e para obter o certificado o participante deverá estar inscrito, assistir as webconferências nas datas programadas ou posteriormente dentro da plataforma, realizar o teste ao final de cada módulo e preencher a avaliação de satisfação no final do curso. Dentro da plataforma são oferecidos, também, materiais de leitura complementar.

Estratégias

A divulgação do curso é realizada por meio de sítios da internet e redes sociais institucionais.

Resultados Alcançados

Até 12/05/2021 foram realizados dois módulos do curso e 80 participantes estavam inscritos na plataforma Moodle EAPSUS. O módulo 1 de Atenção Primária à Saúde chegou a 378 visualizações no canal do Youtube, enquanto o módulo 2 sobre Vigilância em Saúde obteve 172 visualizações.Os próximos dois últimos módulos ocorrerão nas datas de 13/05/2021 e 20/05/2021, respectivamente.

Considerações Finais

A estratégia de curso EAD, modular e autoinstrucional é uma oportunidade de ampliar a oferta de ações educativas para o fortalecimento do Controle Social no SUS.A avaliação dessa estratégia é um desafio e deve ser tomado como base para conhecer os efeitos dessa intervenção proporcionando melhorias e inovação no campo da educação permanente em saúde para o controle social.