APSREDES

CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE ILHEENSE E O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SUAS AÇÕES

Estado: Bahia
Município:Ilhéus
Data de Início: março 2, 2020
Situação atual: Concluída
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Outro
Autor: tiagopascoal@outlook.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Marcus Antônio Lessa E-mail: lessa65100@gmail.com



Nome: Tiago Pascoal dos Santos E-mail: tiagopascoal@outlook.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia, Nordeste do Brasil. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos Ilheos”, e elevada a cidade em 1881. É conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a “Princesinha do Sul”. Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. Conhecida também como “IOS”, sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, “São Jorge dos Ilheos”, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.Situada ao sul da Bahia, com uma população estimada de 159.923 habitantes, destes, 130.000 mil habitantes residem na zona urbana e apenas 28.955 na zona rural (IBGE-2017-2020), o que caracteriza município como área urbana. A densidade demográfica é de 104,67 habitantes /km², com salário médio mensal dos munícipes girando em torno de 2.5 salários mínimos.Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 10 distritos e vários povoados ao entorno, no entanto oficialmente o município de Ilhéus apresenta como distritos: Aritaguá; Sambaituba; Banco Central; Castelo Novo; Banco do Pedro; Couto, Santo Antônio; Inema; Japu; Maria Jape; Rio do Engenho; Pimenteira; Rio do Braço; Ribeira das Pedras, e como povoados: Ponta da Tulha; Mamoã; Juerana; São José; Acuípe; Sargi. A taxa de alfabetização é de 96,7%. O PIB per capta gira em torno de 25.829,06.O Secretário Municipal de Saúde é o Sr. Geraldo Magela Ribeiro, empossado em 1º de agosto de 2018. Atualmente o Presidente do Conselho Municipal de Saúde é o Sr. Marcos Antônio Lessa, sendo o CMS composto por 20 conselheiros titulares e 20 suplentes, que vão compor o à Comissão Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ilhéus, no biênio 2019-2021, conforme o Decreto 93 de 08 deoutubro de 2010. Os empossados representam diversas instituições ligadas ao setor de saúde do município, divididos nos segmentos Usuários do SUS, gestor e trabalhadores da saúde.

Justificativa

No ano de 2020 todo o mundo foi surpreendido com o avanço epidêmico da COVID-19. Não diferente dos outros países, no Brasil a vida dos brasileiros foi impactada de modo significativa e a construção de novos comportamentos e relações tiveram que ser empreendidos.Instado a se manifestar, o Poder Público, em especial o Sistema Único de Saúde (SUS), vem buscando superar suas fragilidades e enfrentar com veemência o combate ao vírus Sars-Cov-2, causador desse terrível da doença.Outro aspecto que restou evidente diante do referido cenário, foi a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em tempos de pandemia. Sendo o distanciamento e o isolamento social medidas adotadas pelos governos mundiais para combater a doença, a comunicação por meio da internet se tornou algo mais do que necessário, tornou-se um elemento necessário à sobrevivência.O Controle Social é um espaço público, e portanto suas ações devem ser públicas. No caso do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI), este tem por finalidade atuar na formulação e controle da execução da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção do processo de controle social em toda sua amplitude, no âmbito dos setores público e privado conveniado ao SUS. Tendo nesse sentido, a responsabilidade de, em consonância com as políticas Estadual e Federal para o setor, implementar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município.Por tais razões foi que o Pleno do Conselho de Saúde de Ilhéus propôs as reuniões virtuais pela plataforma Google Meet e a instalação de uma comunicação direta com a comunidade pelas redes sociais (Facebook e Youtube) chamado de OBSERVATÓRIO DO CONTROLE SOCIAL.

Objetivo

Criar um espaço virtual de diálogo interno e de prestação de contas à comunidade ilheense sobre as ações governamentais de combate a pandemia de COVID-19 durante o ano de 2020.

Metodologia

Primeiramente foi estabelecido, por meio da aprovação do Pleno do Conselho Municipal, a possibilidade de realização de reuniões do Pleno por meio virtual, tendo em vista não haver tal previsão em seu Regimento Interno. Sendo assim, até os dias atuais, já foram realizadas mais de 20 reuniões virtuais pelo Google Meet, conforme pode ser constatado em atas arquivadas na sede do órgão.Quanto ao OBSERVATÓRIO DO CONTROLE SOCIAL, a metodologia utilizada foi a de exposição pública por parte do Presidente e Secretário do Conselho de dados oficiais colhidos junto a Secretaria Municipal de Saúde (Boletins Epidemiológicos), o conhecimento científico por meio de entrevista com especialistas sobre o tema e análises sobre informações diversas relativas ao enfrentamento da pandemia. Foram realizadas 40 transmissões virtuais durante todo ano de 2020, mais especificamente entre os meses de abril à julho.Por motivos técnicos e operacionais todas as transmissões foram transmitidas pelo canal do Youtube de um parceiro (TV Pauta Justa), sendo que quando possível eram veiculadas na página oficial do Conselho de Saúde no Facebook.

Estratégias

Basicamente as estratégias de comunicação se deram por via das redes sociais. Utilização de aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp e Telegram) e posts em nas redes sociais do Facebook e Instagram.

Resultados Alcançados

Conforme pode ser verificado nos canais utilizados Youtube e Facebook, o objetivo foi cumprido parcialmente. As reuniões virtuais do Pleno têm acontecido regularmente, entretanto não conseguimos seguir com o projeto até os meses finais do ano de 2020.Os dados sobre algumas reuniões virtuais e as 40 transmissões virtuais do OBSERVATÓRIO, ocorridas entre os meses de abril a julho, podem ser acessados pelos seguintes links:Youtube (TV Pauta Justa): https://www.youtube.com/channel/UC_vprss5bjOZ5SpM_Gt-_lgFacebook (Página do Conselho Municipal): https://www.facebook.com/cmsideilheus

Considerações Finais

Conseguimos instalar no âmbito do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus a cultura de participação por meio das reuniões virtuais. A experiência tem sido inovadora e altamente qualificada como pode se verificar em algumas reuniões virtuais transmitidas de forma online.No momento em que a população mais necessitava de informações oficiais, fidedigna e científica sobre a pandemia da COVID-19, o Conselho Municipal de Saúde se mostrou presente e de forma inovadora. Das pesquisas que fizemos na plataforma Facebook não encontramos na Bahia Conselho de Saúde mais ativo que o nosso com publicações recentes e com um trabalho dessa envergadura.Geralmente as atividades do Controle Social ficam restritas às entidades que fazem parte de tal estrutura e inacessível por parte do cidadão que não integra uma instituição.Desenvolver estratégias de comunicação e de participação social por meio das TIC’s torna-se algo necessário e fundamental para que haja um envolvimento por parte da comunidade.Nesse sentido, julgamos que essa experiência foi exitosa mesmo com todas as dificuldades encontradas.