APSREDES

Comunicação Social: Criação de um Informe Semanal para levar informações verídicas e atualizadas com objetivo de alertar e conscientizar a população do Rio Grande do Sul

Estado: Rio Grande do Sul
Município:Porto Alegre
Data de Início: março 12, 2021
Situação atual: Estágio inicial de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Estadual de Saúde
Parceria com outra instituição: Não
instituição: Outro
Autor: thaynadeoliveiracarvalho@hotmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: THAYNA DE OLIVEIRA CARVALHO THAYNA CARVALHO E-mail: thayna-carvalho@saude.rs.gov.br



Nome: Bruno Tavares Medeiros E-mail: bruno-medeiros@saude.rs.gov.br



Nome: Carolina Brandt Gualdi E-mail: carolina-gualdi@saude.rs.gov.br


Local

Conselho Estadual de Saúde

Contextualização

O informe semanal abrange todo o Estado do RS, pois trata de notícias de saúde referente ao Estado. Dessa forma, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o ano de 2020 era de 11.422.973 pessoas. Considerando que a nossa ação ocorre, sobretudo, nas mídias sociais, é importante caracterizamos o nosso público de alcance nessas redes. Em média, 73,7% dos nossos seguidores são mulheres e 22,2% são homens, ambos de diferentes municípios do RS.

Justificativa

Ao longo da pandemia, podemos identificar que diversas “fake news” relacionadas à saúde pública foram divulgadas, principalmente quando o assunto relacionado era: COVID-19 e Vacinação. Assim, com intuito de informar e conscientizar de maneira positiva as(os) gaúchas(os), o Conselho Estadual de Saúde (CES) decidiu divulgar suas próprias ações, questões que abordavam a saúde pública do Rio Grande do Sul e desmistificar algumas “fake news” nacionais que aconteciam.

Objetivo

O objetivo do órgão é propagar mais a ação do controle social, mostrar que mesmo na pandemia ocasionada pelo coronavírus o Colegiado encontra-se a “todo vapor” e fazendo o seu papel de fiscalizar e informar a população sobre os acontecimentos no âmbito da saúde no nosso Estado.

Metodologia

Para a realização das atividades, uma sequência de ações foram realizadas. Assim, a cada semana que passava nos aprimoramos cada vez mais, divulgando eventos da nossa instância colegiada, relatando notícias de outros meios de comunicação do RS e as veiculando das seguintes formas:1) Enviamos via correio eletrônico para Conselhos Municipais de Saúde com objetivo de replicarem como uma: “NEWSLETTER” semanal do CES/RS;2) Enviamos pelo e-mail para 1.149 contatos salvos; 3) Divulgamos no Facebook e Instagram do CES/RS; e4) Publicamos também no Site oficial do CES/RS.

Estratégias

Um GT de comunicação dentro do CES/RS foi criado, como forma de discutirmos quais notícias seriam veiculadas naquela semana, bem como as fontes seguras para isso. Dessa forma, toda sexta-feira o GT de comunicação se reúne para elaborar o informe da semana. É importante ressaltar que não apenas nesse dia as notícias são escolhidas, mas durante toda a semana, à medida que as notícias vão surgindo e no dia de encontro do GT selecionamos e organizamos as notícias que serão veiculadas naquela semana. Além disso, o informe é dividido, até o presente momento, em três partes: 1) acontecimentos da semana relacionados à saúde; 2) acontecimentos da semana relacionados ao CES/RS; e 3) Próximos Eventos da área da saúde.

Resultados Alcançados

O Colegiado notou um grande aumento em suas redes sociais possíveis de serem mensuradas, como: Facebook e Instagram, com aumento de 176,1% e 97,7%, respectivamente.Além disso, “feedbacks” são positivos, conselheiros(as) municipais de saúde relatando que utilizam o informe semanal do CES/RS para se atualizar das ações que acontecem no RS. Os próprios Conselhos Municipais de Saúde (CMS) distribuindo via correio eletrônico nossos materiais.

Considerações Finais

Há algum tempo, vivemos um “caos” relacionados a notícias falsas, principalmente quando o assunto era relacionado a COVID-19, tendo em vista que o vírus ocasionou uma pandemia jamais imaginada em nossa existência. Fake News deturparam informações indicando que o coronavírus era apenas uma “gripezinha”, que existiam medicamentos eficazes e comprovados para prevenção, entre outros. Desse modo, um grupo ligado à comunicação do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul – CES/RS, decidiu criar o informe para combater esse caos de informação e divulgar também as ações do controle social em âmbito estadual. Logo, identificamos que até aquele momento, nenhum órgão pertencente a este segmento fazia algo igual. Como relatado na metodologia, o objetivo da nossa ação é de que os conselhos municipais de saúde repliquem o informe semanal como uma “NEWSLETTER” semanal do CES/RS, bem como utilizarem dessa ação para fazerem os seus próprios informes semanais, considerando o baixo custo e facilidade para realizar a presente ação. Ao realizar essa ação, recomendamos que a atividade seja verificada com correta, assim como utilizar de fontes de informação seguras para utilizar para acompanhar e disseminar as notícias, além de levar em consideração a sua relevância para a comunidade que a receberá.