APSREDES

Comunicação e informação para o alcance do direito à saúde – a criação do Informe Semanal do CES/RS

Estado: Rio Grande do Sul
Município:Porto Alegre
Data de Início: março 12, 2021
Situação atual: Estágio inicial de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Estadual de Saúde
Parceria com outra instituição: Não
Autor: thaynadeoliveiracarvalho@hotmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: THAYNA DE OLIVEIRA CARVALHO THAYNA CARVALHO E-mail: thayna-carvalho@saude.rs.gov.br



Nome: Bruno Tavares Medeiros E-mail: bruno-medeiros@saude.rs.gov.br



Nome: Carolina Brandt Gualdi E-mail: carolina-gualdi@saude.rs.gov.br


Local

Conselho Estadual de Saúde

Contextualização

A Emergência de Saúde Pública decorrente da pandemia de Covid-19 impulsionou a necessidade de renovação da comunicação com os conselheiros do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. O Colegiado já vinha enfrentando dificuldades devido ao pequeno corpo técnico e a participação limitada das entidades em suas atividades cotidianas (o que, inclusive levou à elaboração de uma lei que altera sua composição, ainda tramitando no executivo). A necessidade de capacitação e de uma comunicação mais próxima apresentava-se cada vez mais, justamente em um momento em que o distanciamento se fez necessário. O Informe Semanal abrange todo o Estado do RS, pois trata de notícias de saúde referente ao Estado. Dessa forma, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o ano de 2020 era de 11.422.973 pessoas. Considerando que a nossa ação ocorre, sobretudo, nas mídias sociais, é importante caracterizarmos o nosso público de alcance nessas redes. Em média, 73,7% dos nossos seguidores são mulheres e 22,2% são homens, ambos de diferentes municípios do RS.

Justificativa

A pandemia exigiu ainda mais do controle social uma atuação rápida e assertiva, com embasamento técnico e científico. Além disso, ao longo da pandemia diversas notícias falsas relacionadas à saúde pública foram divulgadas, principalmente vinculadas à Covid-19 e à vacinação. Soma-se ao exposto a necessidade de seguir realizando atribuições que já vinham anteriormente requerendo aperfeiçoamento, intensificando a necessidade de capacitações.

Objetivo

O objetivo da iniciativa é informar, conscientizar e empoderar conselheiros do CES/RS, entidades, conselhos municipais de saúde e comunidade em geral no que tange a atuação do próprio Colegiado, notícias de importância em saúde pública, promover o esclarecimento de notícias falsas, além de divulgar capacitações gratuitas relacionadas ao controle social e à saúde pública de modo geral. Como consequência, pretende-se também fortalecer o controle social e a defesa do Sistema Único de Saúde.

Metodologia

A metodologia de ação inicia com a seleção das notícias, eventos e documentos que constarão no Informe Semanal, divulgado no final da semana. Após a seleção e elaboração do layout, a veiculação ocorre por meio eletrônico. O Informe Semanal é enviado através do correio eletrônico do CES/RS para os 1.149 contatos salvos, incluindo conselheiros, entidades que compõem o CES/RS e conselhos municipais de saúde. O envio para conselhos municipais de saúde, além de informar, também permite que o material seja replicado como uma newsletter semanal do CES/RS. Além disso, é realizada a divulgação no Facebook e Instagram do CES/RS e é realizada a publicação no site do Colegiado (http://www.ces.rs.gov.br).

Estratégias

Um Grupo de Trabalho de Comunicação foi implementado no âmbito do CES/RS para discutir e selecionar as notícias, eventos e documentos que integrarão o Informe Semanal. Esse GT, que reúne-se às sextas-feiras, mantém contato durante toda a semana já realizando uma escolha prévia, a qual é finalizada no dia do encontro, momento em que é feita a organização e o ajuste final. Para fins de clareza na informação, o Informe é dividido em três partes: 1) Acontecimentos da semana relacionados à saúde; 2) Acontecimentos da semana relacionados ao CES/RS; e 3) Próximos eventos da área da saúde.

Resultados Alcançados

Impactos positivos foram percebidos através da ampliação de alcance das redes sociais do Colegiado, havendo o aumento em suas redes sociais do Facebook e Instagram em 176,1% e 97,7%, respectivamente. Além disso, retornos positivos da população também ocorreram, a exemplo de relatos de conselheiros(as) municipais de saúde que passaram a utilizar o Informe Semanal do CES/RS como ferramenta de atualização e de conselhos municipais de saúde que o utilizam como referência, distribuindo via correio eletrônico o material.

Considerações Finais

Intensifica-se cada vez a necessidade de informações com embasamento técnico-científico, permitindo uma atuação qualificada e a obtenção dos resultados almejados. A informação empodera e aproxima as pessoas. Além disso, a pandemia evidencia que, para que o direito à saúde seja garantido, é necessário que o direito à comunicação e a informação também o sejam.