APSREDES

COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19 NO MUNICÍPIO DE BARREIRAS – BA

Estado: Bahia
Município:Barreiras
Data de Início: novembro 3, 2020
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Universidade
Autor: lucasmmageski@gmail.com
Eixo 3 – Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social

Nome: Lucas Mageski Martins E-mail: lucas.m7749@ufob.edu.br



Nome: Pedro Henrique Ferrereis Macedo E-mail: pedro.m7636@ufob.edu.br



Nome: Sara Raquel Marques Martins E-mail: sara.martins@ufob.edu.br



Nome: Andressa Silva de Carvalho E-mail: andressa.c7355@ufob.edu.br



Nome: Ítalo Ricardo Santos Aleluia E-mail: italo.aleluia@ufob.edu.br


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

Dezembro de 2019 é uma data que ficará registrada eternamente na História e na vida de milhares de pessoas. Ela marca o início de uma crise sanitária que tem impactado o mundo de diferentes formas e intensidades e que desafia a humanidade a buscar incessantemente por soluções para a calamidade pandêmica que colapsou os sistemas de saúde ao redor do globo. Os recordes diários de números de casos e de mortes, o título de desenvolvimento mais rápido de uma vacina e a alarmante disseminação de fake news nos diversos meios de comunicação são alguns dos pontos que mais se destacam na passagem do SARS-CoV-2 pelo planeta. No Brasil, não demorou muito para que a Covid-19 mostrasse sua face mais severa, impactando diversos setores e seus níveis organizacionais e estimulando mudanças nos fluxos convencionais de atendimento. Em se tratando de saúde, o cuidado presencial e as ações que envolvem a promoção e prevenção tiveram que encontrar alternativas para se tornar viáveis frente ao distanciamento social e às outras medidas de prevenção contra o novo coronavírus. Nesse contexto, devido à sua maciça utilização na atualidade, as tecnologias digitais se mostram também poderosas aliadas para garantir a manutenção e acesso às ações em saúde, bem como mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19. Nesse âmbito, o projeto aqui relatado é destinado ao desenvolvimento de ações em comunicação e educação em saúde voltadas para toda sociedade civil do município de Barreiras, localizado na macrorregião Oeste da Bahia. O município possui aproximadamente 157.000 habitantes e detém o polo econômico e de saúde da macrorregião, sendo referência aos mais de 40 municípios que o circundam. Apesar disso, a disparidade socioeconômica, latente no município, impacta diretamente no acesso da população em geral à saúde e, por conseguinte, no exercício do controle social das políticas públicas que é, por direito, assegurado pela Constituição Cidadã de 1988.

Justificativa

O exercício do controle social se destaca, dentro do contexto de um EstadoDemocrático de Direito, como forma de materialização do que é definido na ConstituiçãoFederal de 1988: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representanteseleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Além disso, cabe aqui destacar a lei 8.142/90, a qual versa sobre a participação ativa da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) e das Conferências de Saúde. O CMS se constitui como um espaço essencial para a manutenção do acesso à saúde, uma vez que contribui para a construção das políticas de saúde baseadas no direito à cidadania da população. No entanto, sua efetividade prática esbarra em diversos obstáculos, como a falta de capacitação dos conselheiros que compõem o CMS e a dificuldade de propagação das informações aos maiores responsáveis pelo constante processo de construção do SUS: os usuários. Com base na observação do contexto deficitário de veiculação de informações verídicas e plausíveis aos usuários, desenvolveu-se um plano de trabalho denominado “Promoção da Educação em Saúde e Controle Social para a População do Município de Barreiras – BA”, o qual é fruto da parceria entre o CMS/Barreiras-BA e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).Segundo a Política de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde (2007), a informação e comunicação em saúde se tornam imprescindíveis nesse processo, devendo possuir linguagens adequadas, conteúdo de interesse para a população local através do uso de meios convencionais e modernos de comunicação, como a internet e redes sociais. Nesse viés, veicular informações de maneira clara, objetiva e periódica pode servir de incentivo à população em geral participar de maneira mais ativa na construção da saúde do município. Assim, ao se analisar o contexto de pandemia de Covid-19 vivenciado, é imprescindível um olhar em prol de uma melhor comunicação. Nesse sentido, frente a esse cenário pandêmico desafiador, o projeto em questão propõe assegurar o acesso à informação em saúde, de modo transparente e democrático, utilizando mídias sociais, a exemplo do Instagram e do YouTube.

Objetivo

Promover a educação em saúde pautada no controle social no contexto da pandemia de Covid-19 para a sociedade civil do município de Barreiras – BA.

Metodologia

No mês de novembro de 2020, criou-se uma conta na rede social Instagram (@cmsbarreiras) para aumentar a abrangência dos conteúdos em saúde veiculados ao CMS de Barreiras, que antes eram restritos à divulgação por meio do Facebook e Youtube. Nessa perspectiva, busca-se repassar à população informações em saúde, tais como o papel e constituição de um Conselho de Saúde, funções dos conselheiros, reuniões e pautas, divulgação de vídeos desenvolvidos por profissionais da saúde, além dos informes voltados à educação em saúde, como as campanhas mensais (Março Azul Marinho, Abril Verde), datas de conscientização (Dia Nacional do Combate ao Câncer, Dia Mundial da Luta contra a AIDS).Somado a isso, levando em consideração o contexto da pandemia de Covid-19 no país, veiculam-se informes, por meio de posts, acerca dos gastos e recebimentos monetários municipais para o enfretamento da pandemia, a importância do uso de máscaras e demais métodos de prevenção, seguimento da vacinação no município, bem como caixinhas de perguntas para que a comunidade interaja colocando dúvidas sobre esse e demais assuntos.

Estratégias

Articulação do conteúdo de publicações, lives e conversas entre o CMS e população, visando dar enfoque às diversas idiossincrasias presentes em uma população e, por conseguinte, esclarecer os determinantes sociais da saúde, por meio de enquetes veiculadas ao Instagram; Produção de materiais didáticos, com linguagem objetiva e acessível, publicados nas mídias sociais, abordando temáticas sobre controle social e educação em saúde ligados à pandemia; Divulgação de vídeos acerca da rede de serviços municipais de saúde, envolvida no manejo e atenção à Covid e à síndrome pós-Covid;Promoção de lives no Youtube com a finalidade de transmitir, ao vivo, as reuniões do Conselho Municipal de Saúde, além do armazenamento do conteúdo audiovisual na plataforma de modo a garantir o posterior acesso da população; Compartilhamento pelos membros do projeto dos conteúdos publicados, de modo a aumentar o engajamento, bem como pela rede social da Prefeitura de Barreiras; Embasar, por meio de literatura científica e materiais disponibilizados pelas instituições públicas municipais e estaduais, o conteúdo das publicações e destacar a importância, para a população, de verificar a confiabilidade de informações vistas no âmbito virtual, sobretudo no contexto da pandemia.

Resultados Alcançados

Em relação aos resultados obtidos até o presente momento, têm-se que o perfil do Instagram do Conselho Municipal de Saúde de Barreiras já alcançou um total de 369 seguidores desde sua primeira publicação em 23 de Novembro de 2020 até o dia 15 de Maio de 2021. Além disso, no que tange às publicações, foram realizadas, até agora, 63 postagens na página principal, totalizando: 1300 curtidas – com média de 20 por publicação; 96 comentários; 518 compartilhamentos; 420 visitas ao perfil por meio das publicações e 10.420 de alcance com as postagens – com uma média de 165 de alcance por publicação. Por fim, sobre as publicações nos “stories” foram realizadas até o momento atual 144 publicações, com um total de 5.706 visualizações – com média de 39 visualizações por story – e um total de 81 visitas ao perfil.Dados atualizados do perfil do Instagram do período entre 16 de março e 14 de abril apontam 361 visitas ao perfil, 5.349 impressões – valor que representa o número de vezes que as publicações apareceram na tela dos usuários – e um alcance de 583 contas de usuários.Em se tratando de acesso por localidade, no período de 16 de março a 14 de abril de 2021, cerca de 72% das visualizações no perfil do CMS foram feitas por pessoas do município de Barreiras, 4,2% localizadas no município de Santa Maria da Vitória, 2,4% no município de Salvador, 1,5% em Bom Jesus da Lapa e 1,5% em São Desidério. Em relação à faixa etária, o maior número de acessos é de pessoas na faixa de 25 a 34 anos (37,5%), seguida pela faixa etária de 35 a 44 anos (26,7%) e pela faixa etária de 18 a 24 anos (22,8%).Embora expressivos, os dados obtidos até o presente momento refletem um baixo alcance quando comparado ao número de habitante de Barreiras, bem como a rede social de outros veículos públicos do município, a exemplo do perfil da Prefeitura que reúne mais de 56 mil seguidores. Com o fito de contornar essa situação, busca-se uma articulação de parcerias com entidades locais para a divulgação da rede, compartilhamento nas redes sociais dos membros ativos no projeto e uso de hashtags nas legendas das publicações.

Considerações Finais

A configuração online e moderna, com publicações claras, designs diferentes a cada post e caixinhas de perguntas semanais para interagir com a sociedade não representa, ainda, a realidade dos municípios da macrorregião Oeste da Bahia em que a publicização das Políticas de Educação Permanente para o Controle Social no Sistema Único de Saúde é escassa. Desse modo, o projeto aqui relatado é inovador no sentido de trazer as informações em saúde à população assegurando seu direito de ter acesso à saúde e estimulando sua participação no SUS, além de poder servir como molde para futuros projetos que envolvam a temática nos demais municípios da federação. Como estudantes, a experiência obtida pelo desenvolvimento do projeto transpassa os limites acadêmicos, na medida em que é possível por em prática conteúdos lecionados nas aulas teóricas das disciplinas de Saúde Pública.