APSREDES

Ação de Prevenção e Promoção de Saúde na Terra Indígena Jaraguá através da conscientização pela língua materna GUARANI MBY’A em momentos de Pandemia do COVID-19

Estado: São Paulo
Município:São Paulo
Data de Início: novembro 20, 2020
Situação atual: Concluída
Vinculação da experiência: Conselho Local de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Outro
Autor: parapotyi@gmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Cassio Augusto Martim E-mail: ubsaldeiajaragua@gmail.com



Nome: Sandra Regina Gomes E-mail: ubsaldeiajaragua@gmail.com



Nome: Poty Poran Turiba Carlos E-mail: gerentepovosindigenas.adm@spdm-pais.org.br



Nome: Mario Monteiro E-mail: mmonteiro@spdm-pais.org.br



Nome: Jorge Neto E-mail: jorgeneto@spdm-pais.org.br



Nome: Renata Eliza de Oliveira E-mail: renatastspirituba@gmail.com



Nome: Leandro Barcelos Braga E-mail: leandro.braga@spdm-pais.org.br



Nome: Oswaldo de Souza Junior E-mail: oswaldo.junior@spdm-pais.org.br


Local

Conselho Local de Saúde

Contextualização

A pandemia chegou à Terra Indígena Guarani do Jaraguá em grande escala chegando a atingir cerca de 20% dos moradores das seis Tekoa(s), com um grande número de pessoas infectadas, não tivemos óbitos e apenas um caso de internação para acompanhamento mais intenso.

Justificativa

O combate à pandemia não deve ser subestimada nem tão pouco, esmorecer e permitir uma segunda onda de infecções. Devido a esta situação os conselheiros da UBS Aldeia Jaraguá e conselheiros da DSI (Distrito de Saúde Indígena) idealizaram junto à equipe de saúde da UBS uma ação para que a mensagem fosse realmente intendida pelos moradores falantes da língua indígena GUARANI MBY’A, através de folhetos explicativos na “língua nativa” sobre prevenção e promoção de saúde em tempos de pandemia.

Objetivo

Sensibilizar e comunicar em língua materna, as ações de prevenção e cuidados a não proliferação da COVID-19, através de folhetos explicativos e áudios para serem distribuídos nas comunidades indígenas e mídias sociais.

Metodologia

Construirmos junto dos conselheiros locais a elaboração conteúdos (folhetos e mensagem de whatsapp) em guarani que aborde a prevenção e cuidados a pandemia do COVID-19, que foram distribuídas nas seis aldeias que copem o território da Terra Indígena Jaraguá.

Estratégias

Distribuição do material casa à casa pelos agentes de saúde indígenas e na unidade de saúde, abrangendo assim 100% de todas as famílias das seis aldeias que compõem a território indígena Guarani com uma população flutuante de mais ou menos 625 indivíduos.

Resultados Alcançados

Através desse trabalho preventivo de promoção de saúde, tivemos uma grande queda de números positivos pelo covid-19 no qual de março à outubro de 2020 chegaram ao numero 147 casos positivos e a partir da ação do mês de novembro tivemos apenas o registro de seis casos confirmados até os dias atuais.

Considerações Finais

Esta ação de cunho informativo foi de suma importância na prevenção e combate do covid-19 no qual os resultados foram muito expressivos e satisfatórios na queda dos casos positivos.