APSREDES

ABRASUS ABRASUAS – gestos e afetos

Estado: Minas Gerais
Município:Região de Saúde de São João del-Rei
Data de Início: março 1, 2018
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Estadual de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Outro
Autor: rosags@ufsj.edu.br
Eixo 3 – Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social

Nome: Rosa Gouvea de Sousa E-mail: rosags@ufsj.edu.br



Nome: Gláucia de Fátima Batista E-mail: glauciafb@yahoo.com.br



Nome: Janaína Carvalho E-mail: abrasus@ufsj.edu.br



Nome: Juliana Kelly Pinto E-mail: psicjuliana@yahoo.com.br



Nome: Laura Lopes E-mail: lauraisadete@yahoo.com.br



Nome: Luiza de Marilac E-mail: luizamvale@gmail.com



Nome: Adelson Regis E-mail: adret03@gmail.com



Nome: Viviane Oliveira E-mail: vivianoliveira1981@gmail.com



Nome: Amanda Barquette E-mail: amandabarquette@yahoo.com.br



Nome: Priscila Totarelli E-mail: prisfarm@ufsj.edu.br



Nome: Marco Thúlio de Paula E-mail: abrasus@ufsj.edu.br



Nome: Priscila da Silva E-mail: azevedo.silva.pri@gmail.com



Nome: Natalia Barbosa E-mail: abarbosa.nathalia@gmail.com



Nome: Blenda Nogueira E-mail: blendacnogueira@gmail.com



Nome: Mileyde Steice Nascimento E-mail: abrasus@ufsj.edu.br



Nome: Denise Campos E-mail: abrasus@ufsj.edu.br



Nome: Diana de Oliveira E-mail: dianamvo@hotmail.com



Nome: Tania Azevedo E-mail: taniamariadeazevedo@gmail.com


Local

Conselho Estadual de Saúde

Contextualização

O Programa ABRASUS ABRASUAS – gestos e afetos teve início em 2018 e mesmo em vigência de pandemia, nos anos de 2020 e 2021, sofrendo profundas transformações, manteve seu compromisso com a região de saúde de São João del-Rei/ MG. Trata-se de uma proposta de educação permanente, feita em parceria com UFSJ e o SUS e o SUAS das cidades de São João del-Rei, Barroso, Santa Cruz de Minas, Entre Rios de Minas, Conceição da Barra de Minas, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Lagoa Dourada, envolvendo nestes três anos mais de 350 trabalhadoras e trabalhadores do SUS e do SUAS, com mobilização de gestores e conselhos municipais, contanto com a participação do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, da SEDESE SJDR e da Escola de Saúde Pública como apoiadores importantes de gestos, afetos, articulação e conhecimento. Durante estes anos, fizemos encontros quinzenais, todos os meses, nos municípios, em pequenos grupos, trabalhando questões que emergiam do cotidiano de trabalho do SUS e do SUAS. São muitas pessoas e muito amor e dedicação envolvidos. Após muitos encontros, em processo grupal, compreendemos que algumas etapas se fazem necessárias para a consolidação da educação permanente nestes municípios. Neste sentido, em 2020, em vigência da pandemia, fortalecemos a EP nestes municípios enquanto lugar político e de resistência ao desmonte que tanto SUS quanto SUAS estão sofrendo. Nesta etapa, iniciada em 2020 e fortalecida em 2021 com a participação ativa do CES MG e a ESP MG, temos por objetivo implantar a política municipal de educação permanente nos municípios envolvidos e fundarmos e fortalecermos os núcleos de educação permanente com composição de representantes das trabalhadoras e trabalhadores, do conselho municipal, da gestão e das instituições de ensino públicas. Cabe destaque que este programa é construído pela inter-relação e co-autoria do SUS e do SUAS, então, tais núcleos também promoverão tal fortalecimento. Em 2019, o NEP da cidade de São João Del-Rei foi iniciado por mobilização da equipe envolvida no ABRASUS ABRASUAS. Seguiremos neste sentido: na busca por uma saúde e uma assistência social que se faça para povos e territórios a partir de suas necessidades socais e culturais, com o protagonismo daquelas e daqueles que constroem os dois Sistemas.

Justificativa

Tivemos por orientação a Política Nacional de Educação Permanente do Saúde e a Política Nacional de Educação Permanente de Assistência Social e por justificativa a demanda apresentada por trabalhadoras e trabalhadores, bem como gestão por movimentos intersetoriais, somando forças a UFSJ, em busca de espaços promotores de encontros para diálogos sobre saúde, assistência social, política, cultura, epistemologias, que fossem construídos em coautoria e em mobilização de afetos.

Objetivo

Objetivo principal: construir e promover educação permanente no SUS e no SUAS na região de saúde de SJDR.Construir a política municipal de educação permanente da região de saúde de SJDR; promover educação permanente para trabalhadoras/ trabalhadores/ gestão/controle social de saúde e de assistência social, docentes, discentes e preceptores; fortalecer a função de preceptoria no SUS da região de saúde de SJDR; promover a integração ensino-serviço de forma responsável e crítica; mobilizar a formação de núcleos municipais de educação permanente; produzir pesquisa quali quantitativa no tema para melhor compreensão e adequação às necessidades regionais; aprimorar o cuidado aos usuários; fortalecer o SUS e o SUAS.

Metodologia

O ABRASUS ABRASUAS acontece em movimento de pequenos grupos, em cada um dos 08 municípios (agora na pandemia de forma virtual entre municípios), com encontros nas duas ultimas semanas do mês, um turno em cada semana, com duração de 04 horas, em horário protegido, tendo por tema algum ponto escolhido por todas e todos e que conversa com o campo do trabalho e da defesa da vida no SUS e no SUAS. Na pandemia, os encontros se fixaram nas sextas-feiras pela manha, de modo virtual, e ganharam reforço nas terças-feiras do “Cantinho do Coração” – espaço terapêutico de acolhimento para as pessoas que constroem o SUS e o SUAS coordenado e desenvolvido por quem participa do ABRASUS ABRASUAS. Todos os grupos têm coordenadores que participam de espaço de troca e promoção de interconhecimento em articulação com a UFSJ. Por motivo de direcionamento em de nossos esforços, no ano de 2021, para a implantação do NEPS, tais encontros versam sobre este foco e já contamos com o apoio para de reflexão e crítica às etapas de implantação dos NEPs do CES MG, ESP MG e SEDESE SJDR e SRS Barbacena. Todos participaram do Seminário feito agora em abril sobre NEPS e desafios para a EP no SUS e no SUAS.

Estratégias

Utilizamos instagram, facebook e site para divulgação de produções, mensagens e fotos. Temos grupos de whatsapp para informar e mobilizar os integrantes do ABRASUS ABRASUAS, produzimos publicações científicas, educacionais e culturais com análise do que fizemos estes anos, temos extensão e pesquisa em andamento, fizemos além dos pequenos encontros in loco e virtuais alguns maiores como dois seminários e uma gincana e temos encontros quinzenais de apoio e acolhimento denominado Cantinho do Coração.

Resultados Alcançados

Pensamos que o maior resultado seja a relação de companheirismo entre nós e o compromisso deste afeto com o SUS e o SUAS. São muitas pessoas, em encontros por muitos anos, que representam momentos e lugares diversos do SUS, do SUAS e da Educação e que juntas e juntos refletimos, propomos e executamos ações de acolhimento e fortalecimento em defesa da vida e da justiça social.

Considerações Finais

Gostaríamos de agradecer a oportunidade e de agradecer a todas e todos que estão e estiveram conosco nesta trajetória tão potente que é a educação permanente. A inovação faz parte do exercício sério de se pensar e implantar estratégias político-epistemológicas de formação e atuação que mobilizem pessoas em prol do coletivo pela amorosidade e por uma sociedade mais justa, com o SUS e o SUAS fortes e plenos.