APSREDES

A utilização de práticas integrativas e complementares nos espaços de acolhimento para pessoas em situação de rua em Belém/PARÁ no contexto da pandemia do COVID-19.

Estado: Pará
Município:Belém
Data de Início: março 13, 2021
Situação atual: Estágio avançado de execução.
Vinculação da experiência: Conselho Municipal de Saúde
Parceria com outra instituição: Sim
instituição: Secretaria Estadual de Saúde
Autor: cleomarbrdias@gmail.com
Eixo 2 – Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização, articulação e proteção social para o enfrentamento da pandemia

Nome: Rafael Ribeiro Cabral E-mail: rtpicssesma@gmail.com


Local

Conselho Municipal de Saúde

Contextualização

Em dezembro de 2019, o SARS-CoV-2, foi identificado na cidade de Wuhan (China), este agente causador de casos de pneumonia, produz a doença denominada de COVID-19. Esta pode infectar um público de qualquer idade, sexo, etnia, sendo as pessoas mais velhas e com doenças crônicas, as mais suscetíveis (World Health Organization, 2020), diante do contexto pandêmico devido ao Covid-19, as pessoas em situação de rua encontram-se ainda mais vulneráveis. Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Belém, atualmente cerca de 1.500 pessoas vivem em situação de rua no município e como medida de enfretamento da problemática criou-se uma central de triagem e espaços de acolhimentos temporários, subdivididos em três categorias: acolhimento (pessoa idosa; homens, mulheres e pessoas transexuais; casais e crianças). Esta medida iniciou-se no dia 19 de março de 2021, com previsão para encerramento dia 31 de maio de 2021. Ao que corresponde ao funcionamento dos espaços, o mesmo conta com atendimentos multiprofissionais em saúde, tendo sido instalado em dois espaços, os consultórios das Práticas Integrativas em Saúde com o objetivo de reduzir a dispensação de medicações alopáticas e ofertar cuidados em saúde da população.

Justificativa

Devido a mudança de bandeiramento, precisamos abrigar pessoas em situação de rua, para isso foi criado os abrigos para acolhe-los e com isso promover a possibilidade da saúde integral via PICS

Objetivo

Descrever o uso das práticas integrativas e complementares em saúde no cuidado de pessoas em situação de rua em Belém/Pará e avaliar o uso das práticas integrativas e complementares em saúde como forma de redução do uso dos fármacos sintéticos.

Metodologia

O município de Belém em parceria com governo do Estado do Pará realizou a implantação de espaços de acolhimentos provisórios para pessoas em situação de rua. Foram implantados três espaços de acolhimentos, sendo que em dois deles, implantaram-se dois consultórios de PICS com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira no período de manhã e tarde com plantões aos sábados. Dentro das PICS nos consultórios citados, são ofertadas as seguintes terapêuticas: Medicina Tradicional Chinesa (Auriculoterapia; Ventosaterapia e Acupuntura); Musicoterapia; Reiki; Geoterapia; Quiropraxia; Aromaterapia; Yoga; Meditação; Medicina Antroposófica; Reflexologia. Sendo que as demandas de atendimentos são realizadas de forma espontânea pelo público do espaço de acolhimento.

Estratégias

Via assessoria de comunicação

Resultados Alcançados

Do período de implantação dos consultórios até meados de maio de 2021, 146 pessoas buscaram assistência no Consultório das PICS foram 259 atendimentos em 06 categorias das Práticas Integrativas Complementares, sendo elas Acupuntura, Aromaterapia, Medicina Tradicional Chinesa, Reiki, Musicoterapia, Massoterapia. Atendimentos ocorreram por demandas espontâneas, para 366 queixas elencadas pelos pacientes, as relatadas com mais frequência foram quadros álgicos Osteomusculares em Membros Inferiores, Membros Superiores e Coluna que corresponderam a 178 atendimentos, Abstinência e sintomas associados que corresponderam a 23 atendimentos, Insônia e estresse com 42 e 14 atendimentos respectivamente, depressão e sintomas associados foram 07 atendimentos. As PICS mais utilizadas pelos profissionais correspondem a Medicina Tradicional Chinesa com 215 atendimentos (Ventosaterapia, 89; Auriculoterapia, 81; Acupuntura, 45), Reiki com 47 atendimentos (Reiki, 13; Mesa radionica; 34), Musicoterapia 10 atendimentos, Aromaterapia com 02 atendimentos e Massoterapia com 04 atendimentos.

Considerações Finais

A partir desta experiência observou-se que as terapêuticas ofertadas foram efetivas no controle da dor e nos quadros psicoemocionais, e ainda verificou-se uma grande adesão das PICS por parte dos pacientes, onde muitos retornaram para prosseguir o tratamento. Sendo assim, se faz importante buscar a efetivação de consultórios de PICS no Sistema Único de Saúde.