APSREDES

Super Trunfo dos Alimentos

Autores do relato:

Gianne Rockenbach de Azambuja gianneazambuja@saude.sapiranga.rs.gov.br


Contextualização

Sapiranga é um município gaúcho, de colonização alemã, na região metropolitana de Porto Alegre, conhecida por Cidade das Rosas e do Voo Livre, tem cerca de 80.000 habitantes, tem tradição agrícola e sua indústria calçadista tem papel de grande importância na economia da região.

Justificativa

Desde o inicio de minha atuação profissional como nutricionista da saúde pública em Sapiranga, elaborei vários materiais de apoio ao processo de educação nutricional, para aplicar nas consultas e grupos de orientação nutricional. Como exemplo foram confeccionados panfletos de alimentação saudável e receitas saudáveis, o disco do IMC com dicas de atividade física, a caneca de acrílico incentivando o consumo de água e a sacola ecológica para ir a feira dos agricultores. Mas ainda faltava um material voltado ao público infanto-juvenil.

Objetivo

Elaborar um material didático de educação nutricional voltado ao público infanto-juvenil.

Metodologia

Considerando a importância do aspecto lúdico no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, foi escolhido um jogo de cartas, no modelo super trunfo para trazer as informações sobre a qualidade nutricional dos alimentos. O jogo tem 43 cartas, comporta de 2 a 4 jogadores, baseia-se na comparação dos valores da sua carta com a dos outros jogadores. As cartas contêm informações sobre os macro e micronutrientes de alimentos in natura e minimamente processados, bem conhecidos e consumidos pela população. Os itens de confrontamento de cada carta são: carboidrato, proteína, lipídio, fibras, ferro, cálcio, vitamina A e vitamina C. As cartas foram divididas por cores, sendo laranja para os alimentos energéticos, verde para os reguladores e roxo para os construtores. O jogo ainda conta com uma carta mico e a super trunfo: a mico faz o jogador perder para todas as outras cartas do baralho, pois representa produtos alimentícios ultraprocessados e a super trunfo corresponde aos temperos naturais e o valor nutricional da salsinha, esta vence todas as cartas dos grupos construtores e energéticos e compete apenas com as cartas do grupo reguladores. Para sua carta vencer, o nutriente escolhido precisa ter o valor maior do que a dos seu adversários. O entretenimento termina quando um dos jogadores ganha todas as cartas do baralho, ou após transcorrido o tempo pré-determinado.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Os alimentos e nutrientes foram selecionados pela nutricionista e as estagiárias de nutrição de universidades da região, então foi elaborada uma tabela com os valores calculados de acordo com a porção de cada alimento. Essa tabela foi enviada ao setor de comunicação da prefeitura, onde foi elaborada a arte das cartas do jogo, para posterior impressão em gráfica.

Estratégias

Os jogos começaram a ser aplicados nas consultas individuais e em grupos nas unidades básicas de saúde em janeiro de 2020. Estava planejado ser distribuído nas escolas, para turmas de 4º e 5ºs anos, sendo uma ação para o Programa Saúde na Escola, porém com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do covid-19, teve que ser adiado para 2021, quando retornaram.

Resultados alcançados

Aproximadamente 2.000 pacientes já foram contemplados com a atividade do Super Trunfo dos Alimentos, desde janeiro de 2020 até o momento (setembro de 2021). Nas escolas também foram distribuídos cerca de 2.000 jogos, neste ano, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. Cada criança ganha o seu jogo de cartas, além de trabalhar na escola, vão levar para casa, para jogar com os pais. Porque é importante que as famílias se conscientizem e façam escolhas alimentares mais saudáveis.

Considerações finais

Os depoimentos dos pacientes sobre o jogo são de encantamento e surpresa, quando se deparam com as quantidades das vitaminas e minerais dos alimentos. Bem como, as professoras relatam a curiosidade e alegria das crianças nas experiências proporcionadas pelo jogo. O Super Trunfo dos Alimentos é uma ferramenta de educação nutricional inovadora que faz com que crianças e adultos, famílias, aprendam com diversão e alegria sobre a qualidade nutricional dos alimentos, promovendo hábitos alimentares saudáveis. Meu sentimento é de gratidão e alegria pelo trabalho desenvolvido.