APSREDES

Promovendo Saúde através de Receitas Saudáveis e Nutritivas

Autores do relato:

MARIA RISONEIDE SILVA DE VASCONCELOS risonut@gmail.com


Contextualização

Qualidade de vida é o objetivo de todos, evidências cada vez mais crescente mostram que uma alimentação com qualidade e equilíbrio é o caminho para se ter uma vida saudável. Alimentar-se bem não significa apenas o consumo de nutrientes é muito mais que isso, uma alimentação saudável deve ter todo um significado sócio-cultural, ela precisa ter forma, textura, gosto, cor e aroma tudo com qualidade e quantidade. O alimento deve ser visto como fonte de prazer, contudo é necessário resgatar os valores e as práticas alimentares regionais, assim como a promover e estimular a produção e o consumo de frutas, legumes e verduras respeitando a cultura regional.

Justificativa

A realização deste concurso teve como objetivo não só a valorização da cultura alimentar regional como também a promoção de receitas saudáveis que possibilitem a todos dar preferência a alimentos nutritivos e com qualidade, que sejam suficientes a para prevenir doenças e promover saúde.

Objetivo

Promover entre os escolares e a comunidade discussão sobre a importância que a alimentação saudável tem na prevenção de doenças e promoção da saúde tudo de uma forma criativa. sendo que um dos critérios do concurso seria o uso de alimentos regionais e em especial as frutas.

Metodologia

o presente trabalho foi realizado em cinco etapas: a primeira etapa com a publicação do edital do concurso (anexo) de receitas saudáveis entre os alunos da rede municipal de ensino, a segunda foi composta pela apresentação do concurso aos coordenadores e diretores das escolas em seguida a inscrição das escolas e dos alunos. A terceira etapa a escolha das receitas, a quarta etapa execução das receitas e a quinta etapa culminaram com a premiação das receitas (anexo) e entrega do livro com todas as receitas participantes do concurso.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Alunos da rede municipal de ensino com idades entre 6 e 11 anos. Professores e nutricionista

Estratégias

Este projeto foi realizado durante cinco meses, de 10 de abril a 11 de agosto de 2010. Durante as diversas etapas ocorridas a receptividade pelos alunos e coordenadores teve um papel importante para o bom aproveitamento do projeto. Foram também utilizadas para comunicação as escolas, panfletos (anexo) com as normas e regras para participação no concurso de receitas saudáveis, além disso, um texto sobre a importância da alimentação saudável. Foram também utilizadas para comunicação as escolas, panfletos (anexo) com as normas e regras para participação no concurso de receitas saudáveis, além disso, um texto sobre a importância da alimentação saudável.

Resultados alcançados

O projeto despertou entre os alunos e na comunidade o interesse pela alimentação saudável através de receitas fáceis e criativas e ao mesmo tempo mostra os benefícios decorrentes deste tipo de alimentação, o que foi totalmente atingido. Este tema “Promovendo Saúde através de Receitas Saudáveis e Nutritivas”, permitiu a criação de um clima de parceria e interesse entre os participantes do concurso, o que veio reforçar entre eles a importância de um trabalho em grupo.

Considerações finais

Um dos fatores importantes para o sucesso deste projeto foi a total adesão e comprometimento dos alunos, visto que sem esta participação não ter-se-ia atingido o seu objetivo. Ao concluirmos este projeto ficamos com a sensação de dever cumprido e esperamos que os pontos positivos sejam absorvidos e praticados no dia-a-dia dos participantes. Que cada um torne-se um formador de hábitos alimentares saudáveis e tenham entendido que a boa alimentação é o caminho para uma vida saudável.