APSREDES

Jardim Sensorial & Mandala – Horto Municipal de Teresópolis Carlos Guinle

Autores do relato:

Vinícius Cardoso Claussen da Silva prefeito@teresopolis.rj.gov.br


Denise Batista Rodrigues Marques denise.rodrigues@teresopolis.rj.gov.br


Contextualização

Doado por Carlos Guinle à Prefeitura de Teresópolis e inaugurado em 1968, o Horto Municipal ocupa uma área em torno de 10 mil metros quadrados, no bairro Quarenta Casas. No espaço são cultivadas mudas de plantas de várias espécies para arborização e complementação paisagística de praças e jardins públicos do município. Também conta com um Jardim Sensorial, composto por plantas medicinais, para efeito de estudos e trabalhos escolares. Projeto do engenheiro Osíris Rahal, o Horto Municipal foi criado na administração do Prefeito Waldir Barbosa Moreira.

Justificativa

A necessidade de ajudar os que precisam com alimentos mais saudáveis, de utilizar um espaço tão agradável para fazer um bem.

Objetivo

A horta é mantida pelo Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), sob responsabilidade da Guarda Civil Municipal. Nele, uma horta circular aproveita de maneira eficiente a área produtiva do solo. Neste sistema conhecido como mandala, a diversidade de espécies leva à redução do ataque de pragas e a eliminação de agrotóxicos, além de permitir a produção de ovos. A proposta associa a produção de alimentos de qualidade e a preservação do meio ambiente.

Metodologia

O projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – é uma metodologia de produção de hortaliças, frutíferas e criação de pequenos animais com bases agroecológicas, sem uso de agrotóxicos.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

A Prefeitura Municipal de Teresópolis, O Horto, O Sebrae, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Governo, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo

Estratégias

Com muita determinação, aprendizado e buscando novas técnicas como o uso de mais matéria orgânicas e adubos naturais. A dedicação dos colaboradores em querer aprender faz toda diferença, oferecemos cursos, orientamos e mostramos que seus familiares também podem participar. A mídia tem feito seu papel nesse trabalho.

Resultados alcançados

Todos foram alcançados, já tivemos duas doações de verduras e ovos feitas, no jardim sensorial os visitantes tem se surpreendidos em saber que existem flores comestíveis. Dificuldades são de conseguir recursos para manter a produção e temos vencido isso com doações do comério e visitantes locais.

Considerações finais

É inovador por nunca vimos nada parecido, é uma mistura de atividades que envolvem os visitantes e os colaboradores, Recebemos muitos elogios, pela forma da mandala e das descobertas das espécies comestíveis. Aprendemos que podemos com tão pouco, ajudar o próximo.