APSREDES

Horta Escolar

Autores do relato:

Sarajane Helena Pazin Gonçalves Dias sara.pazin@gmail.com


Contextualização

Este ano foi implantada a horta escolar no CEMI Iomerê e já estão sendo colhidos os primeiros cultivos. O projeto foi desenvolvido pelo professor de Ciências Thiago. A construção contou com apoio da APP (Associação de Pais e Professores), equipe diretiva, Epagri, Grupo de Escoteiros e doação de empresas locais.

Justificativa

A escola é um espaço de promoção de saúde, pelo papel destacado na formação cidadã, estimulando a autonomia, o controle das condições de saúde e qualidade de vida, bem como na obtenção de comportamentos e atitudes considerados como saudáveis. A horta escolar proporciona espaço para interdisciplinaridade, além do ensino pedagógico é possível incentivar os alunos a desenvolver hábitos alimentares saudáveis e posteriormente, esses valores podem ser disseminados para a comunidade.

Objetivo

– Estimular os alunos ao trabalho em equipe e cuidados com o ambiente em que vivem; – Construir conhecimentos sobre a produção de alimentos, principalmente orgânicos; – Incentivar os alunos ao consumo de verduras;

Metodologia

A horta é cultivada e cuidada pelos alunos com auxílio do professor de Ciências. Decorada também pelos alunos com o auxílio da professora de artes Sabrina e a utilização das verduras na merenda escolar já está programada pela nutricionista Sarajane. A primeira colheita foi realizada na segunda-feira, 09 de agosto. Os alunos colheram alface, tempero verde e entregaram à merendeira Eliane, responsável pela higienização e preparo dos alimentos para servir no lanche.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Secretaria de Educação (Equipe Pedagógica e diretiva), Secretaria de Saúde (nutricionista), APP (Associação de Pais e Professores), Epagri, Grupo de Escoteiros e empresas locais.

Estratégias

Após iniciativa do professor em iniciar este programa, equipe diretiva buscou parceiros para realizar a construção da horta. Epagri auxiliou com cuidados com a terra e plantio e nutricionista da merenda escolar orientou sobre quais alimentos e temperos utilizados na merenda. Após orientações e finalizada a construção, professor e alunos realizaram o plantio, cuidado e colheita. Professora de artes foi convida a orientar grupo de alunos a decorar a horta. Além de colorir o canteiro, os alunos confeccionaram vasos com materiais recicláveis para o plantio de temperos.

Resultados alcançados

Todos os envolvidos realizaram um ótimo trabalho. Alunos estão aprendendo a realizar o cultivo e também ficam felizes com resultado, pois os alimentos cultivados estão sendo oferecidos a todos os alunos.

Considerações finais

A importância de uma alimentação saudável está sendo constantemente trabalhada na escola, pois é um projeto que tem uma longa duração e queremos dar continuidade para os próximos anos letivos.