APSREDES

Espaços Agroecológicos Públicos: Experiências Exitosas no Contexto da Intersetorialidade no Município de Maricá/RJ.

Autores do relato:

Elisa de Farias Simas Moraes elisa_simas@hotmail.com


Alessandra Vallegas gerencia.ubspontanegra@gmail.com


Julio Carolino juliocarolino@yahoo.com.br


Deborah Talha Peccatiello gerencia.usfbambui@gmail.com


Shirley Linhares (Coordenação da Atenção Primária em Saúde) marica.aps@gmail.com


Contextualização

As hortas agroecológicas são espaços promotores da alimentação saudável que estão localizadas em Unidades de Saúde e praças públicas. Permite o acesso a hortaliças e temperos, sem uso de agrotóxico.

Justificativa

A obesidade é uma doença multifatorial que vem crescendo anualmente e o ambiente obesogênico é completamente desfavorável ao conhecimento e a adesão da alimentação saudável. A integração entre a Secretaria de Saúde e Agricultura, Pecuária e Pesca é fundamental nesse processo para envolver os indivíduos desde o plantio até a colheita de temperos e hortaliças, assim como promover práticas alimentares integrativas.

Objetivo

Viabilizar o acesso aos alimentos seguros e orgânicos. Sensibilizar as pessoas para o cuidado com a terra e a importância de obter uma alimentação saudável.

Metodologia

Através da articulação entre as secretarias de saúde e agricultura, estimular a criação e cuidado de hortas em praças públicas e nas Unidades Básica de Saúde. Pactuar com a comunidade o cuidado com a horta.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Coordenadora da APS (Atenção Primária em Saúde), Coordenadora da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição), Secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Gerente da Unidade de Saúde de Ponta Negra e Gerente da Unidade de Saúde de Bambuí.

Estratégias

Ampliar o acesso seguro a alimentos naturais que proporcionam mais saúde para população. Fortalecer o vínculo entre as secretarias de saúde e agricultura, pecuária e pesca.

Resultados alcançados

Engajamento entre as Secretarias. Adesão da comunidade a criação das hortas e cuidado em saúde.

Considerações finais

Novas possibilidades, estratégias para alcançar as pessoas que utilizam as nossas unidades de saúde e que poderão apreciar as hortas como cuidado ampliado de saúde.