APSREDES

Ebook Nutricional para Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Município de Japeri (Programa Saúde nas Escolas)

Autores do relato:

Rayane de Sousa Assis rayanedsanutri@gmail.com 2174870111

Contextualização

Área de abrangência: Estudantes das Escolas da Rede Municipal de Japeri, Metropolitana 1. Estado: Rio de Janeiro.

Justificativa

Devido ao contexto pandêmico que a sociedade está vivenciando, o município de Japeri se encontra no quadro de risco da covid classificado com bandeira vermelha, o que dificulta o acesso dos estudantes às suas respectivas escola. Ciente disso, junto com a solicitação da secretaria de educação, desenvolvi o ebook para contribuir na promoção da saúde através da educação nutricional, com foco em ensino nas trocas de alimentos saudáveis.

Objetivo

Promover atividade de Educação Nutricional através do Ebook: Trocas Saudáveis; para estudantes da rede municipal de Japeri.

Metodologia

Para a criação do Ebook, foi utilizado o Aplicativo Canva, textos com referência na biografia BENETTI, G, B. (ORG). Manual de Técnicas Dietéticas – 2. Ed Revista e Atualizada – Senac. Página. 85, 2014. BRASIL, Ministério da Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Na cozinha com as frutas, Legumes e verduras – Brasília – DF. Página: 101, 2016. CORONA, J; CORONA, N. Faz bem pra quê? A ciência por trás dos alimentos- 1 Ed – Rio de Janeiro: Senac Rio de Janeiro. Capítulo 6, 2016. Além dos livros didáticos do público alvo.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Subsecretaria de Atenção Básica Rayane de Sousa Assis – Coordenadora do PSE Colaborador: Thalia Lima Henttenhausen Secretaria de Educação

Estratégias

Divulgação na Plataforma de Ensino dos estudantes da rede municipal de ensino.

Resultados alcançados

Até o momento, não obtive os dados com a secretaria de educação de Japeri com as seguintes informações: “Quantos alunos conseguiram baixar em PDF o material educativo?”Porém, recebi o feedback através da mesma de que o material foi bem desenvolvido.

Considerações finais

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo da continuidade sobre a saúde nutricional, por ser um assunto presente no currículo escolar, assim, trazendo uma parceria entre a comunidade escolar e a secretaria de saúde o que promove com sucesso a saúde individual e coletiva. E com a plataforma digital, a divulgação se torna mais presente e com acesso de imediato, assegurando que todos tenham as informações atualizadas e seguras.