APSREDES

Curso Faça & Venda – Favela Orgânica

Autores do relato:

Regina Tchelly favelaorganica@gmail.com


Contextualização

O “Faça & Venda” é um curso baseado no aproveitamento integral dos alimentos! As aulas são focadas na produção para comercialização e também na economia doméstica, multiplicando a comida que se tem em casa e incentivando uma renda extra. Por ser 100% ao vivo o curso é muito mais dinâmico, com uma interação orgânica e mais próxima entre a Regina Tchelly e os participantes. É possível conhecer melhor os alunos, adaptar as aulas, tirar dúvidas e gerar um vínculo entre a turma. O conteúdo do curso é bastante flexível, por isso pode e deve ser adaptado às diferentes realidades das turmas, inclusive quem não tem internet ou celular quando faz o curso a própria liderança ou organização reúne os alunos para que eles possam acompanhar as aulas. Tanto a escolha dos ingredientes quanto a abordagem com as turmas poderá ser ajustada para melhor aproveitamento do conteúdo. No final do curso todos os alunos recebem um e-book com as receitas da Regina e com receitas que eles mesmos vão produzindo conforme o que vão aprendendo durante as aulas e mandando. Importante ressaltar que o Faça e Venda também surgiu por uma própria demanda das lideranças das comunidades brasileiras que entravam em contato com o projeto e tinham interesse de participar das aulas e aprender as sobre as receitas de alguma forma.

Justificativa

AJUDAR NO DESPERDÍCIO E NA FOME DO PAÍS Em média, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados, ou seja, 33% dos alimentos vão para o lixo e não chegam à mesa de quem mais precisa. A sensação de urgência em torno do tema vem crescendo, sistemas agroalimentares mais sustentáveis são uma das demandas mais relevantes na contemporaneidade. A PANDEMIA E O AGRAVAMENTO DA FOME As consequências da COVID-19 trouxeram ainda mais complicações para famílias brasileiras, especial mente as mais pobres ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A cesta básica do brasileiro está mais cara, alimentos essenciais como arroz e feijão, além de legumes básicos como a batata e outros, tiveram uma inflação altíssima.

Objetivo

DEMOCRATIZAR A COMIDA DE VERDADE O objetivo principal é que as pessoas tenham acesso a uma alimentação mais saudável; uma alimentação que beneficia a saúde das pessoas, mas que também respeita os alimentos que vêm da terra, reduz o desperdício e fortalece a coletividade. GERAR ALTERNATIVA DE RENDA Outro objetivo desse Curso é gerar renda para as famílias! Queremos dar conhecimento para que elas descubram novas formas de empreender, tendo a saúde, delas e do planeta, como foco! Além disso, queremos unir forças, mobilizar nossa rede para dar visibilidade para esses novos empreendedores e empreendedoras em todos os cantos do Brasil! PROPORCIONAR ECONOMIA DOMÉSTICA Para aqueles que não quiserem empreender, o foco está na economia doméstica proporcionada por novas formas de preparar e criar na cozinha: um novo olhar sobre os alimentos é o principal ensinamento do Curso! Vamos aprender a aproveitar integralmente o alimento: gerando mais comida e gastando menos.

Metodologia

Passo 1 Empresa ou pessoa física, entra em contato com a Favela Orgânica para apoiar a formação de uma Turma do Curso Faça e Venda: sem desperdício! Passo 2 Empresa ou pessoa, indica o grupo, comunidade ou liderança comunitária que deseja apoiar! E o Favela Orgânica entra em contato para facilitar todo o processo. Ou, o próprio Favela Orgânica aciona as redes de comunidades projetos e lideranças parceiras mapeadas no Brasil. Passo 3 Por fim, ajustamos os detalhes do Curso, horários definimos os alunos, etc. Tudo em diálogo com uma liderança comunitária local!

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

De um lado grupos comunidade ou instituições de vulnerabilidade social e de outro os patrocinadores (poder público ou pessoas físicas, entidades da sociedade civil ou empresas) que possibilitam que o trabalho chegue aos grupos vulnerabilizados.

Estratégias

A estratégia foi feita pensando em como reduzir os desperdícios alimentares e auxiliar pessoas em situações vulneráveis. A partir do apoio de uma pessoa, entidade ou empresa, que se identifica com o projeto e patrocina o curso. Para encontrar patrocínio são utilizadas as redes sociais, e-mail e whatsapp do projeto.

Resultados alcançados

O curso já foi patrocinado 10 vezes até agora, sendo que o mesmo continua aberto para quem quiser patrocina-lo. Cada turma possui vaga para 20 alunas, sendo assim em torno de 200 pessoas já foram favorecidas com as aulas. Em nossas redes sociais é possível ver imagens e relatos dos cursos que ocorrem desde maio de 2021. E a proposta é que esse projeto se expanda cada vez mais em comunidades pelo Brasil.

Considerações finais

O Curso Faça e Venda teve sua primeira turma em maio de 2021 e desde então já foram 10 turmas patrocinadas, mas o desafio do mesmo ainda é encontrar patrocínios e pessoas que se engajem pela causa, o objetivo do curso é mostrar para as pessoas receitas inovadoras com a utilização completa dos alimentos, utilizando de cascas, talos, folhas, raízes flores e sementes, transformando a vida das pessoas que realizam o curso tanto em questões de aprendizados para a alimentação do dia a dia., tanto também para quem quiser ter uma renda extra e vender as preparações! Além disso, ao utilizar um alimento de forma integral é reduzido os custos até da própria pessoa com a alimentação. Todas essas questões são cruciais para o país, visto que estamos no mapa da fome e desnutrição.