APSREDES

Comendo com Prazer e Saúde – Uma Estratégia de Estímulo a Alimentação Saudável.

Autores do relato:

Polyana de Oliveira Cacho polianacacho@gmail.com


Gabriela Miranda Sá polianacacho@gmail.com


Elizabeth Shélida Nascimento Silva polianacacho@gmail.com


Lissandra Soares Teiga Gomes polianacacho@gmail.com


Érica Virgínia Medeiros Araújo polianacacho@gmail.com


Contextualização

Comendo com Prazer e Saúde é um livro baseado nos princípios do Guia Alimentar da População Brasileira(2014). Foi idealizado pela equipe de nutricionistas da Unidade Básica de Saúde de Candelária, situada no Distrito Sanitário Sul do município de Natal/RN e com apoio de 04 estudantes de nutrição, que estavam realizando o estágio supervisionado em nutrição social na Unidade. Apresenta, além de orientações para uma escolha alimentar saudável, 70 receitas de preparações práticas, com predominância de produtos in natura e minimamente processados e de custo acessível.

Justificativa

Dieta monótona e rica em alimentos ultra processados são um dos principais problemas identificados durante os atendimentos de nutrição na atenção primária. A pouca habilidade culinária e dificuldade de acesso a receitas saudáveis eram queixas recorrentes. A falta de um material gráfico que pudesse ser compartilhado durante as consultas e atividades de grupo, com dicas e receitas práticas, testadas e possíveis de ser incorporada a rotina, se constituía também uma barreira para uma melhor adesão as orientações nutricionais. Diante deste contexto surgiu o livro Comendo com Prazer e Saúde, projeto inicialmente pensando para uma Unidade Básica de Saúde e que, devido a sua relevância, foi ampliado para todos os serviços de nutrição da atenção primária da cidade do Natal/RN.

Objetivo

Tem como objetivo estimular hábitos saudáveis nos usuários através do incentivo as práticas culinárias, contribuindo, dessa forma, com as ações de promoção a saúde do Município de Natal/RN.

Metodologia

O material foi elaborado no período de junho a agosto de 2021 e contou com o apoio do curso de Nutrição das Universidades UNP, UFRN, UNIFACEX e UNI-RN. O livro tem 70 receitas, distribuídas em 09 capítulos (01 Lanches salgados ,02 Lanches doces, 03 Bolos e pães, 04 Sucos e vitaminas, 05 Sopas, cremes e mingais, 06 Molhos e temperos, 07 Patês, 08 Shots, chás e suchás e 09 Sobremesas). Para seleção das receitas foram definidos os seguintes critérios: praticidade; ingredientes de fácil acesso; custo; e preparações que não tivessem a predominância de alimentos ultra processados na sua composição. Todas as receitas foram testadas pela equipe, em cozinha industrial de um restaurante parceiro do projeto e, após preparadas, foram fotografadas por uma das participantes do projeto, que além de estudante de nutrição é fotógrafa profissional. O cálculo do custo foi elaborado com apoio de uma planilha de Excel, tendo como referência a média de preço dos ingredientes pesquisados em dois supermercados de Natal e uma feira livre. A diagramação do livro foi realizada pela equipe e com o apoio do aplicativo Canva. A divulgação do livro foi realizada nos eventos comemorativos em alusão ao dia nutricionistas da Secretaria de Municipal de Saúde e das Universidades parceiras do projeto, como também durante a reunião comemorativa aos 20 anos de um dos Grupos Estruturados da Unidade de Candelária. Ao todo foram impressos 1000 exemplares, que foram distribuídos entre os serviços de nutrição das Unidades Básicas de Saúde do Município. Além do formato físico, o material também foi disponibilizado de forma digital por meio do linktree presente na Bio do Instagram da UBS Candelária (@ubscandelaria), através do QR Code presente nos cartazes distribuídos nas demais UBS’s (100 exemplares), Escolas e Centros de Educação Infantil do Município, bem como na biblioteca on-line de uma das universidades parceiras.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Nutricionistas da Unidade de Saúde de Candelária, Equipe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Natal (SMS Natal), Departamento de Atenção Básica, Estudantes de Nutrição das Universidades UNP, UFRN, UNIFACEX e UNI-RN e Restaurante Piazzale Itália.

Estratégias

– Elaboração de material gráfico digital com as ideias iniciais que fariam parte do livro para serem apresentados aos parceiros do projeto; – Convite para elaboração do prefácio a uma professora referencia na área de saúde coletiva do Estado; – Apresentação da proposta a gestão, já com o esboço inicial no formato digital; – Contato com o restaurante parceiro para viabilizar a realização das receitas e registros visuais; – Uso de mídias e ferramentas digitais para ampliar a divulgação e acesso ao documento; – Divulgação do livro “Comendo com Prazer e Saúde” pelo Instagram do CRN 6 (Conselho Regional de Nutrição – @crn6_nutri) possibilitando a ampliação do seu alcance aos profissionais e estudantes em uma amplitude regional; – Escolha do formato digital como forma de tornar o material mais ecológico e interativo (sumário inteligente e links distribuídos ao longo do e-book (acesso a outras páginas e de retorno ao sumário); – Planejamento das estratégias de divulgação no Dia do Nutricionista para ampliar a visibilidade do lançamento.

Resultados alcançados

Os relatos dos usuários que já tiveram acesso ao livro e a quantidade de acessos no formato digital (aproximadamente 1000 visualizações) apontam para a grande relevância do material, que também está servindo de inspiração para outras iniciativas de estímulo a práticas alimentares saudáveis por parte dos profissionais da rede da Secretaria de Saúde.

Considerações finais

Resumidamente podemos destacar cinco pontos que foram o grande diferencial do livro: – A forma prática e objetiva do seu conteúdo, que didaticamente é acessível ao público alvo; – A sua construção ser fruto do processo de trabalho no cenário da atenção primária, reunindo também as iniciativas de alunos de estágio curricular em nutrição social e contribuindo, desta forma, para o fortalecimento do processo ensino aprendizagem; – O baixo custo de sua produção. O trabalho foi realizado integralmente pela equipe e seus parceiros, sem onerar a Secretaria de Saúde, que apenas financiou a impressão das cópias físicas e cartazes; – A disponibilização também em formato digital, que além de permitir a maior ampliação ao seu acesso, também vai de encontro com a necessidade de redução de custos e preservação do meio ambiente; – E a ampla divulgação em uma data emblemática, Dia do Nutricionista. Ocasião esta que possibilitou a apresentação tanto para os grupos locais, mas também em espaços importantes de diálogo acadêmico, contribuindo para a reflexão dos futuros profissionais de nutrição sobre a importância da fomentação de materiais de apoio a conduta nutricional, e viabilizando assim o estímulo a melhora de hábitos alimentares, que perpassam intimamente ao estímulo ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população.