APSREDES

Cartilha- Orientações Nutricionais de Enfrentamento ao Covid-19

Autores do relato:

Larissa Sousa Duarte larissasousaduarte2012@hotmail.com


Mariana Coimbra mariana.corregodanta@gmail.com


Contextualização

A ação está sendo realizada na cidade de Córrego Dantas, região centro-oeste de Minas Gerais. A cidade tem como renda principal a agricultura e pecuária, pensando nisso, incentivar o maior consumo de alimentos saudáveis para reduzir a suscetibilidade e as complicações em longo prazo da COVID-19 através da facilidade de acesso a esses alimentos saudáveis.

Justificativa

Devido o aumento de casos e covid-19 no município e sabendo da importância da alimentação na manutenção do bom estado de saúde, foi criada a cartilha de enfrentamento para que a população pudesse ter acesso a informação de qualidade de forma clara e objetiva.

Objetivo

Incentivar o consumo e informar a população sobre os melhores alimentos e forma de consumo de alimentos saudáveis para reduzir a suscetibilidade e as complicações em longo prazo da COVID-19 .

Metodologia

Foi elaborada cartilha em arquivo PDF com informações sobre alimentação e formas de combinação de alimentos para reduzir a suscetibilidade e as complicações em longo prazo da COVID-19

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

Secretaria de Saúde de Córrego Dantas e Nutricionista de Unidade Primária de Saúde.

Estratégias

A Cartilha foi distribuída aos pacientes diagnosticados com Covid-19 e também para casos suspeitos. Os pacientes recebem a cartilha via e-mail, celular com suporte para leitura de arquivos em PDF a partir do diagnóstico de covid-19 detectado pela secretaria de saúde do município.

Resultados alcançados

A experiência ainda não foi finalizada, visto que, ainda estamos no período de pandemia e a cartilha ainda vem sendo distribuída. Houve redução significativa de casos no município e também de complicações do covid-19

Considerações finais

A experiência se torna significativa pois pode informar a população de forma fácil, ágil e com segurança em tempos de pandemia. A experiência é inovadora, pois por mais que a população saiba sobre alimentação, um profissional alertando e levando conhecimento técnico, principalmente com foco reduzir a suscetibilidade e as complicações em longo prazo da COVID-19 é mais seguro para saúde e ainda não há conhecimento de nenhuma experiência próxima sobre esse tipo de experiência. Essa cartilha é um exemplo de que a mesma pode ser aplicada em outros municípios, pois tem baixo custo, acesso fácil ao conhecimento.