APSREDES

Aproveitamento Integral dos Alimentos

Autores do relato:

Eliane Cristina de Oliveira ecrisnutricionista@hotmail.com


Contextualização

O município de Rio Branco do Sul, localizado no estado do Paraná, com uma área territorial de 812,288 km², tem aproximadamente 32.397 habitantes (IPARDES,2017). Entre as principais atividades econômicas do município estão a extração de minérios, agropecuária, transportadoras, indústrias, fábricas e comércios lojistas. A ação foi realizada no município de Rio Branco do Sul, localizado na região metropolitana de Curitiba. Uma cidade rural, com todavia, o consumo maior parte da alimentação é de produtos cárneos, carne de porco, frituras, alimentos fritos.

Justificativa

A ação foi realizada haja vista da necessidade de estimular o consumo de frutas, verduras e hortaliças por parte dos munícipes, uma vez que as doenças que mais acometem a população do município e a obesidade e doenças cardiovasculares.

Objetivo

Incentivar o consumo de alimentos provenientes da agricultura familiar e aproveitar integralmente os alimentos.

Metodologia

Aproveitar os alimentos do programa Compra Direta e também hortas comunitárias e montar kits, entregar os mesmos para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Promover oficinas com degustação de sucos preparados com os alimentos dos kits, incentivando o aproveitamento integral dos alimentos, destacando sempre os benefícios de uma alimentação saudável.

Atores envolvidos (institucionais e/ou coletivos)

A nutricionista, os usuários das unidades de saúde, equipamentos socios-assistênciais, escolares, cooperativas e agricultores familiares.

Estratégias

Orientar sobre a importância do consumo de frutas, legumes e hortaliças, destacar os problemas causados pela alimentação inadequada. Mostrar de uma forma lúdica os benefícios dos alimentos, promover degustação de sucos feitos com os alimentos colhidos no município.

Resultados alcançados

Atingir o máximo de pessoas, principalmente escolares,

Considerações finais

Quando se trata de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, qualquer experiencia realizada aqui no municipio será inovadora, haja vista que a cultura da população de Rio Brando do Sul, é uma cultura voltada para o consumo de alimentos ricos em gordura e produtos de origem animal.