APSREDES

Iniciativa APS Forte no combate à COVID-19 promove o intercâmbio de experiências

As inovações nas organizações dos serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde no combate à Covid-19 ganharam visibilidade por meio da iniciativa APS Forte no SUS, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e pelo Ministério da Saúde, em 2020. Por meio desta ação, experiências inovadoras desenvolvidas em todo o território nacional foram compartilhadas e discutidas, em seminários virtuais, democratizando o acesso à informação e fomentando novas práticas entre os profissionais de saúde da APS na resposta à COVID-19.

Entre os meses de junho e setembro de 2020, a iniciativa promoveu 12 debates virtuais, transmitidos ao vivo pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS, possibilitando que profissionais de saúde de todas as regiões do Brasil apresentassem suas experiências, difundindo as soluções encontradas nos territórios para enfrentar a pandemia.

As experiências foram destacadas entre as mais de 1,6 mil iniciativas que participaram da seleção APS Forte no SUS no Combate à Pandemia. Os relatos focaram, principalmente, nos eixos vigilância, cuidado, comunicação, suporte a grupos vulneráveis e continuidade do atendimento, com apresentações elaboradas pelas equipes envolvidas diretamente na reorganização da APS para o enfrentamento da COVID-19.

Mais de 60 mil pessoas assistiram às transmissões e acessaram os vídeos e as notícias do portal. Abaixo um panorama dos temas tratados, demonstrando a articulação, o comprometimento e a potência da APS no enfrentamento da COVID-19.

*Ilustração cedida pela experiência participante.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe