APSREDES

Impulso Previne: ferramenta gratuita apoia municípios na gestão do Previne Brasil

Uma ferramenta gratuita está disponível para auxiliar os municípios na gestão do Previne Brasil. O Impulso Previne é uma solução digital que centraliza em uma plataforma dados, análises e recomendações sobre o programa de financiamento federal da Atenção Primária, para apresentá-los de forma rápida e descomplicada aos gestores de saúde.

A iniciativa é desenvolvida pela Impulso Gov, organização sem fins lucrativos que promove o uso inteligente de dados e tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), e é apoiada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que firmou um acordo de cooperação técnica para contribuir com sua divulgação. A ferramenta também conta com apoio institucional da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e aporte financeiro da Umane, instituição filantrópica que atua no segmento da saúde.

Pré-lançado em novembro de 2021, o Impulso Previne passou por atualizações e agora, além de apresentar análises completas de cada município nos sete indicadores de desempenho do Previne Brasil e recomendações específicas para melhorias nos resultados, também traz informações sobre cadastro capitação ponderada e sobre incentivos para ações estratégicas em saúde.

Na plataforma, gestores de saúde também podem se inscrever para receber consultorias gratuitas com os especialistas da Impulso Gov. A partir da análise dos resultados, o time faz um diagnóstico do município, traça um plano de ação e uma estratégia de acompanhamento de resultados personalizada para gestores identificarem onde focar seus esforços para cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

“O Impulso Previne é um assistente virtual do SUS que apoia os gestores, mostrando de forma didática e descomplicada o que priorizar para aprimorar o serviços da atenção primária à saúde”, afirma João Abreu, diretor-executivo da Impulso Gov.

A ferramenta já foi acessada por mais de 290 municípios e mais de 50 já realizaram ou agendaram a consultoria personalizada com os especialistas da Impulso Gov. Em um ano, a organização espera impactar positivamente mais de 3 milhões de pessoas entre as mais vulneráveis do país.


Acesse gratuitamente os dados do seu município em 
www.impulsoprevine.org

 

O que muda com o Previne Brasil

Instituído em 2019, o Previne Brasil mudou a lógica de financiamento da Atenção Primária à Saúde nos municípios e vinculou parte dos repasses federais ao cumprimento de metas em indicadores e outros componentes de cadastro de usuários e incentivo a ações estratégicas de promoção à saúde. Em função da pandemia da Covid-19, os repasses do pagamento por desempenho em indicadores estavam sendo feitos sem nenhum desconto, como se todas as metas estivessem sendo cumpridas.

A partir deste ano, o Ministério da Saúde passa a destinar a verba proporcional à nota real calculada com base no desempenho alcançado por cada município. O processo é feito de forma gradual, começando pelos indicadores referentes ao pré-natal e exames de HIV e Sífilis em gestantes no primeiro quadrimestre, até contemplar os sete, ao final de 2022.

 

Sobre a Impulso Gov

Impulso Gov é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária, que apoia governos e gestores públicos no aprimoramento das políticas públicas de saúde por meio do uso inteligente de dados e tecnologia. A entidade trabalha para que todos os profissionais de saúde do SUS tenham, em suas mãos, as informações e ferramentas necessárias para agir de maneira preventiva e resolutiva.  Para isso, criam soluções digitais baseadas em dados que facilitam a compreensão e a identificação de riscos de saúde da população.

A Impulso Gov oferece seus serviços e produtos gratuitamente para governos municipais e estaduais. As iniciativas são financiadas por entidades filantrópicas e empresas privadas que apoiam a missão da organização de ampliar o acesso a dados e tecnologia para aprimorar os serviços de saúde pública no Brasil. A Impulso Gov detém total autonomia sobre o escopo e operação de suas iniciativas, independentemente de quem sejam seus apoiadores financeiros e institucionais.

Por sua credibilidade e excelência, a Impulso Gov tem entre seus parceiros institucionais as principais entidades, organizações e referências em saúde pública no Brasil, entre elas a ANVISA, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), o Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) e a FNP (Federação Nacional de Prefeitos).

Saiba mais em ww.impulsogov.org

 

Fonte: conasems.org.br

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe