APSREDES

Impostos de saúde: diminuem substancialmente os gastos em saúde, aumentam a arrecadação e salvam vidas.

capadebate

No contexto da pandemia do novo coronavírus, os impostos de saúde se tornam ainda mais estratégicos. Os serviços de saúde estão sobrecarregados para dar resposta à COVID-19, demandando recursos financeiros e humanos adicionais. Estes impostos podem ser uma alternativa viável para fortalecer a capacidade do país no enfretamento da COVID-19, pois têm potencial para gerar receitas estáveis e previsíveis no curto a médio prazo e reduzir os custos da saúde no longo prazo.

Os impostos de saúde incidem sobre produtos que têm impacto negativo sobre a saúde. Ao elevar suficientemente o preço do varejo do tabaco, álcool e bebidas açucaradas estes impostos são eficazes na redução do consumo destes produtos, sendo uma das medidas custo-efetivas (Best-Buys) recomendadas pela OMS. A redução do consumo de produtos não saudáveis em resposta ao aumento do preço tende a ser maior entre grupos de menor renda e entre os jovens, impactando positivamente na saúde pública. Poucas intervenções têm o poder de salvar tantas vidas como é o caso do aumento dos impostos sobre tabaco, álcool e bebidas açucaradas. Veja mais informações sobre o assunto, disponível no site da OPAS/OMS, clique para acessar.

A inciativa vem sendo adotada por vários países que estão utilizando os recursos provenientes desses impostos nas medidas de enfrentamento à COVID-19

Nesse sentido, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em parceria com a ACT Promoção da Saúde promoverá o “Webinar Tributos Saudáveis: Bom para a saúde e bom para a economia” que será realizado no dia 27 de julho de 2020 às 17h com duração de 1h. Para participar basta acessar: bit.ly/WebSaudeEconomia

Participarão deste debate especialistas nacionais e internacionais do Banco Mundial e da OPAS/OMS que irão abordar conceitos sobre o tema e a efetividade dessas medidas fiscais, trazendo exemplos de experiências internacionais.

 

Programação

Aguardamos sua presença!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram