APSREDES

Grupo Saúde em Movimento (Braga/RS)

O trabalho desenvolvido com o “Grupo Saúde em Movimento”, no Município de Braga/RS, acontece em um espaço próprio, cedido a partir da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Administração, que contemplou espaço de convivência, pista de caminhada e academia ao ar livre. O objetivo do grupo é proporcionar melhor qualidade de vida à população por meio da prática de atividade física, reeducação alimentar e o autocuidado. São realizadas atividades em três dias da semana com 130 pessoas. Os profissionais que acompanham o grupo são: enfermeira, fisioterapeuta, psicóloga e médica, além do encaminhamento realizado à nutricionista.

As atividades desenvolvidas abrangem a acolhida de seus participantes com a verificação da pressão arterial e da frequência cardíaca, antes do início da prática da atividade física, a qual dura aproximadamente 40 minutos, respeitando-se as limitações de cada participante. A cada semestre é realizada a pesagem e a verificação das medidas, no intuito de avaliar a condição dos participantes em termos de Índice de Massa Corporal (IMC). A cada encontro do grupo é discutido um tema com os participantes.

Uma atividade fomentada entre os integrantes do grupo é a plantação coletiva de um pomar para que os próprios participantes possam colher e consumir, atividade desenvolvida como uma das ações de promoção da alimentação adequada e saudável. Além disso, cada participante fica responsável por plantar e cuidar de uma árvore na praça do município. A experiência destaca ações bestpainrelievers desenvolvidas na comunidade com participação ativa da população.

Para pensar e refletir:

O gestor pode realizar parcerias para o desenvolvimento de hortas comunitárias e fomentar a implantação de hortas pedagógicas, com objetivo de promover práticas alimentares saudáveis. Para saber mais: “Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade: recomendações para estados e municípios”.

– Em seu município, vocês possuem hortas comunitárias?

Leia mais:

“Perspectivas e Desafios no Cuidado às Pessoas com Obesidade no SUS: Resultados do Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde”

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe