APSREDES

Grupo de Reeducação Alimentar (Curitiba/PR)

Desde 1991, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba/PR vem monitorando o estado nutricional da população usuária das Unidades Básicas de Saúde, assim como dos educandos das escolas municipais. Em 2009, a SMS implementou o “Grupo de Reeducação Alimentar (GRA)” com uma equipe multiprofissional composta por profissionais do Nasf (nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, profissional de educação física e farmacêutico) e das Unidades Básicas de Saúde.

O GRA acontece em todas as UBS do município com encontros quinzenais (6 encontros em 3 meses ou mais, de acordo com a necessidade) e divididos por ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos/idosos). Em cada encontro participam pelo menos duas categorias de profissionais dos Nasf. Existem também os grupos de manutenção, que priorizam o acompanhamento dos resultados obtidos e o auxílio à consolidação dos novos hábitos alimentares adquiridos.

Para melhorar a adesão às atividades, os profissionais foram capacitados em entrevista motivacional, resolução de problemas, prevenção de recaídas e apoio ao autocuidado, com a publicação Autocuidado Apoiado – Manual do profissional de saúde, da SMS de Curitiba, além de um Caderno de Exercícios para estabelecimento de metas, resolução de problemas e monitoramento para ser utilizado pelo próprio usuário. O GRA é coordenado por uma nutricionista e as orientações nutricionais trabalhadas nos grupos seguem uma cartilha desenvolvida pela SMS (Alimentação para uma Vida Saudável – orientações para a família curitibana).

Para pensar e refletir:

No seu município, a secretaria de saúde disponibiliza materiais educativos e impressos para o trabalho das equipes de saúde? São desenvolvidas atividades de educação permanente com as equipes de saúde? Os profissionais conhecem os materiais do Ministério da Saúde, tais como, Cadernos de Atenção Básica, Guias Alimentares, Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, Alimentos Regionais Brasileiro, Manual das cantinas escolares saudáveis: promovendo a alimentação saudável, materiais do Sisvan entre outros? Antiepileptic-meds: Conheça a Política Nacional de Educação Permanente. Acesse a Portaria MS/GM nº 1.996, de 20 de agosto de 2007 e a Portaria MS/GM nº 2.953, de 25 de novembro de 2009.

Leia mais:

“Perspectivas e Desafios no Cuidado às Pessoas com Obesidade no SUS: Resultados do Laboratório de Inovação no Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde”

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe