APSREDES

GHC realiza seminário sobre condições crônicas

O Grupo Hospitalar Conceição realiza, nos dia 29 e 30 de novembro, o Seminário de Experiências e Pesquisas em Condições Crônicas, em Porto Alegre (RS). O modelo de atenção à condição crônica será apresentado pelo sanitarista Eugênio Vilaça, que coordena o Laboratório de Inovação em no cuidado das condições crônicas na APS, desenvolvido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS Brasil) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

As ferramentas do modelo, como autocuidado apoiado e a consulta compartilhada, serão apresentadas por meio de relatos das experiências da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e do trabalho de unidades de saúde do próprio Grupo Hospitalar Conceição, respectivamente. A SMS de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, mostrará a experiência dos Agentes Comunitários de Saúde no manejo dos usuários com diabetes e hipertensão. O cuidado da depressão na atenção básica também será discutido no encontro.

Resultados de três pesquisas em diabetes e hipertensão, realizadas por profissionais do Grupo Hospitalar Conceição, também serão apresentados no evento. São elas: Avaliação multiprofissional dos pés do paciente portador de DM 2, Associação entre o grau de orientação ao método clínico centrado na pessoa e a qualidade do manejo da HAS e DM e Avaliação do Padrão Alimentar em Pessoas com Hipertensão ou Diabetes.

SAIBA MAIS

Acesse as apresentações do Seminário

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe