APSREDES

No ano Internacional da Enfermagem e Obstetriz, em reconhecimento ao seu papel vital na prestação dos serviços de saúde, mais em evidência frente aos desafios trazidos pela pandemia de COVID-19, é lançado o infográfico “Fotografia da Enfermagem no Brasil”, construído em parceria entre a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Nursing Now Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) representação Brasil. 

 Na Fotografia da Enfermagem no Brasil é abordoado o estoque, densidade, razão por médico, formação profissional, distribuição por sexo, faixa etária, região e unidade federativa da enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), participação na força de trabalho e instrumentos e mecanismos de regulação da educação e prática profissional, governança e liderança e condições de trabalho da enfermagem no país.

O infográfico objetiva trazer uma fácil visualização dos dados analisados no relatório “Estado da Enfermagem no Mundo 2020: investir em educação, emprego e liderança”- desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com o Conselho Internacional de Enfermeiros (Internacional Council of Nurses – ICN) e Nursing Now – evidenciando as particularidades do perfil da enfermagem no Brasil. Deste modo, possibilita a identificação dos desafios da força de trabalho de enfermagem para a construção de políticas no país com a finalidade do fortalecimento do Sistema Único de Saúde em direção a Saúde Universal.

WHO. State of the world’s nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. World Health Organization. Geneva,144p.  2020. ISBN 978-92-4-000329-3.  Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/nursing-report-2020