APSREDES

Fortalecendo a Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde: ‘Guia para Serviços Farmacêuticos na APS’, desenvolvido pela OPAS/OMS

Um Grupo de Trabalho Regional, coordenado pela OPAS/Washington com importantes contribuições da OPAS/Brasil, vem somando esforços no sentido de fortalecer o desenvolvimento dos serviços de assistência farmacêutica no marco da Atenção Primária à Saúde. Para tanto, foi preparado um documento denominado: “Guia de Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária à Saúde”, com a colaboração de grupos de especialistas de diferentes países.

 

O processo de construção desse guia teve início a partir das discussões do Grupo de Trabalho em APS, criado pela OPS/OMS, que propôs o desenvolvimento da APS como um tema horizontal, com a incorporação de todas as áreas técnicas da Organização.

 

O propósito do Guia é orientar os países da Região para a implantação de serviços farmacêuticos baseados na APS. Poderá ser utilizado por Ministérios e Secretarias Estaduais e municipais de saúde, instituições de ensino, ONG e todas as organizações da sociedade civil que estejam trabalhando com APS renovada, conforme a visão da OPS/OMS.

 

Esta é a 3º versão do documento, que tem sido apresentada em diversos países da região e entrará em consulta pública para a versão definitiva. Por se tratar de uma proposta em construção, o documento é dinâmico e espera-se que o mesmo venha ser enriquecido com a contribuição de todos.

 

Já como um avanço em direção ao desenvolvimento do tema, cabe ressaltar que em 2010 foi realizado um curso a distância sobre serviços farmacêuticos na APS na plataforma virtual de Saúde Pública da OPAS, em que participaram 43 estudantes de 16 países, sendo que cada país elaborou uma proposta de intervenção em serviços farmacêuticos. Cursos similares vêm sendo desenvolvidos em alguns países, como é o caso do Brasil (Rio de Janeiro), Venezuela e Costa Rica.

 

Acesse o Documento Completo:

 Guia para Serviços Farmacêuticos na APS (1.66 MB).

 

Contribuições para o documento podem ser enviadas para o e-mail:costalui@paho.org

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe