APSREDES

Experiências inscritas no Laboratório de Inovação em Saúde Bucal estão em análise pela comissão de especialistas

Lançada em 2004, a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) tem modificado a vida de milhões de brasileiros e brasileiras, por meio do acesso aos serviços odontológicos de forma gratuita, além da expansão e criação de novos serviços de saúde bucal no SUS, ampliando a rede assistencial, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), prevendo ações multidisciplinares e intersetoriais. O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde no Brasil (OPAS), lançou o Laboratório de Inovação em Saúde Bucal para identificar e divulgar práticas odontológicas inovadoras desenvolvidas no SUS, dentro dos três eixos com foco nos serviços de Teleodontologia, Odontologia Hospitalar e Centros de Especialidades Odontológicas no SUS.

As experiências aprovadas pela comissão de especialistas do Laboratório de Inovação serão disponibilizadas em formato de mosaico, para que sirvam de inspiração para outros municípios, que possuem contextos e organizações similares, e possam fortalecer a sua política de saúde bucal. No momento, as 103 experiências inscritas na iniciativa estão sendo avaliadas pela comissão de especialistas do Laboratório de Inovação. As que mais se destacarem serão convidadas a participar de oficinas virtuais e visitas in loco.

“Em primeira análise, as experiências estão muito interessantes. Elas mostram o potencial e a capacidade de inovação dos profissionais da saúde bucal no SUS. É muito gratificante perceber que o Brasil Sorridente possui tantas equipes e profissionais motivados, criando projetos e iniciativas em todo o país para melhorar a atenção à saúde bucal da nossa população”, explicou Wellington Mendes de Carvalho, coordenador de Saúde Bucal da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

 

Eixos Temáticos

 

No que compete à Teleodontologia, foram necessárias ferramentas de apoio para a prática clínica, para melhorias na qualidade do atendimento e da atenção primária do SUS e, ainda, como uma alternativa diante da impossibilidade do atendimento presencial em determinados momentos. Para este eixo, 33 (trinta e três) experiências foram inscritas.

O eixo sobre o trabalho dos Centros de Especialidades Odontológicas, que têm relevância na constituição das redes integradas de atenção à saúde, matriciamento da Atenção Primária, integralidade do atendimento e, também, diminuição da necessidade de tratamento odontológico e agravamento do quadro clínico, ocasionando em perda do elemento dentário, contou com 47 (quarenta e sete) experiências inscritas.

O eixo Odontologia Hospitalar se faz importante, pois é um campo de atuação em expansão, sendo o atendimento odontológico realizado nesse âmbito de extrema importância, uma vez que o atendimento contribui para a recuperação dos pacientes hospitalizados por problemas sistêmicos. Foram registradas 23 (vinte e três) experiências.

Todos os eixos escolhidos são importantes e compõem a PNSB, fortalecendo a saúde bucal no SUS e atendendo com qualidade os usuários e usuárias de todo o Brasil. Para mais informações, acesse: https://apsredes.org/saudebucal/.

 

 

 

 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe