APSREDES

EVIPNet: um mecanismo inovador para promover o uso sistemático de evidências na formulação de políticas

Buscando promover a utilização do conhecimento científico nos processos de tomada de decisão no SUS, a Evipnet contribui para o desenvolvimento de métodos e estratégias inovadoras em saúde e é um espaço de troca de informações e experiências entre os países.

EVIPNet Américas foi lançada em 2007 e o Brasil aderiu à EVIPNet em 2008, quando produziu a sua primeira síntese de evidências entre 2009 e 2010. O foco da síntese é a redução da mortalidade perinatal nas regiões norte e nordeste do país, com ações aplicáveis no âmbito da atenção primária à saúde.

As sínteses de evidências (policy briefs) são produtos elaborados por países da rede EVIPNet. Com base na metodologia SUPPORT e considerando contextos locais, as melhores e mais relevantes evidências são extraídas e apresentadas em formato para fácil utilização pelos tomadores de decisão.

Acesse:

•    Portal EVIPNet Brasil integrado ao portal EVIPNet Global e Regional (Américas), constituindo-se modelo para os portais dos demais países: http://brasil.evipnet.org

•    Espaço Colaborativo online para integração dos membros da rede EVIPNet Brasil: http://cspace.evipnetbrasil.bvsalud.org

•    Página Wiki para elaboração da síntese de evidências de forma colaborativa e à distância

•    Disponibilização da versão eletrônica do livro SUPPORT: http://sintese.evipnet.net/livro

•    Publicação da síntese de evidências EVIPNet Brasil em formato de impresso e eletrônico: http://sintese.evipnet.net

•    Acesse também notícias, vídeos entre outros produtos da rede EVIPNet Brasil: http://brasil.evipnet.org
Fonte: UTSS Medicamentos e Tecnologia da OPAS/OMS Brasil e EVIPNET Brasil

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe