APSREDES

Especialistas discutem em Barcelona, Espanha, guias para implementação de Redes Integradas de Serviços de Saúde

Como mais uma estratégia para o desenvolvimento das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS), a OPAS/OMS em parceria com o Consórcio de Saúde da Catalúnia (CSC) estão desenvolvendo guias de apoio para a implementação de redes integradas de saúde.

 

A OPAS/OMS vem desenvolvendo estratégias para a implementação das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS) com o propósito de enfrentar a fragmentação e contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de saúde baseados na Atenção Primária em Saúde.

 

Em setembro de 2008, a OPAS e o Consórcio de Saúde e Assistência Social da Catalúnia (CSC) firmaram uma carta de intenções que define um marco de referência para a colaboração de ambas as instituições e que especifica nove áreas de atuação conjuntas, incluídas no tema das RISS.

 

No ano de 2009, durante o 49º Conselho Diretivo, foi aprovada a Resolução CD49.R22, que trata das RISS baseadas em Atenção Primária à Saúde (APS). Na oportunidade foi proposto um marco conceitual e operativo para entender as RISS como instrumento de política pública e um mecanismo institucional e também foram propostas estratégias para implementar as RISS na Região das Américas.

 

Nesse contexto, o Projeto de Serviços Integrados de Saúde (IHS), Áreas de Sistemas de Saúde baseados na Atenção Primária à Saúde (HSS) da OPS/ OMS e o Consórcio de Saúde e Assistência Social da Catalunha (CSC) reuniram especialistas em Barcelona, Espanha, para discutir a elaboração dos guias de apoio à implementação das RISS. Representando o Brasil estiveram presentes a Dra Carmem Lavras (Unicamp) e o Dr Renato Tasca (OPAS/OMS Brasil).

 

Os guias estarão disponíveis na versão final em setembro de 2011, os quais estão contando com a colaboração de autores da Região para cada temas selecionado.

 

Saiba mais.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram