APSREDES

Especialistas discutem em Barcelona, Espanha, guias para implementação de Redes Integradas de Serviços de Saúde

Como mais uma estratégia para o desenvolvimento das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS), a OPAS/OMS em parceria com o Consórcio de Saúde da Catalúnia (CSC) estão desenvolvendo guias de apoio para a implementação de redes integradas de saúde.

 

A OPAS/OMS vem desenvolvendo estratégias para a implementação das Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS) com o propósito de enfrentar a fragmentação e contribuir para o desenvolvimento dos sistemas de saúde baseados na Atenção Primária em Saúde.

 

Em setembro de 2008, a OPAS e o Consórcio de Saúde e Assistência Social da Catalúnia (CSC) firmaram uma carta de intenções que define um marco de referência para a colaboração de ambas as instituições e que especifica nove áreas de atuação conjuntas, incluídas no tema das RISS.

 

No ano de 2009, durante o 49º Conselho Diretivo, foi aprovada a Resolução CD49.R22, que trata das RISS baseadas em Atenção Primária à Saúde (APS). Na oportunidade foi proposto um marco conceitual e operativo para entender as RISS como instrumento de política pública e um mecanismo institucional e também foram propostas estratégias para implementar as RISS na Região das Américas.

 

Nesse contexto, o Projeto de Serviços Integrados de Saúde (IHS), Áreas de Sistemas de Saúde baseados na Atenção Primária à Saúde (HSS) da OPS/ OMS e o Consórcio de Saúde e Assistência Social da Catalunha (CSC) reuniram especialistas em Barcelona, Espanha, para discutir a elaboração dos guias de apoio à implementação das RISS. Representando o Brasil estiveram presentes a Dra Carmem Lavras (Unicamp) e o Dr Renato Tasca (OPAS/OMS Brasil).

 

Os guias estarão disponíveis na versão final em setembro de 2011, os quais estão contando com a colaboração de autores da Região para cada temas selecionado.

 

Saiba mais.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe