APSREDES

Equipes iniciam visitas técnicas a experiências inovadores em gestão do trabalho

O Laboratório de Inovação em Gestão do Trabalho do SUS inicia em setembro a etapa de visitas técnicas às experiências selecionadas para acompanhamento. O objetivo é conhecer melhor as práticas desenvolvidas, avaliar os principais pontos de inovação das experiências desenvolvidas e aprofundar o conhecimento sobre o trabalho cotidiano desenvolvido. As primeiras visitas ocorreram na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (1 e 2/9) e na Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (3 a 5/9). Durante as visitas foram avaliados os contextos e processos que permitiram sua implementação, resultados alcançados e impactos para os trabalhadores e usuários do sistema, entre outros pontos. Também foram analisadas as debilidades e forças dos processos, desafios encontrados e as lições aprendidas.

Vitória

A experiência acompanhada é a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde do Município. Seu objetivo é estimular o desempenho profissional, valorizar o funcionário pelo conhecimento adquirido, pela competência, pelo empenho e pelo desempenho, incentivar a qualificação funcional contínua, estabelecer as regras para a evolução funcional e racionalizar a estrutura de cargos e carreira. O público-alvo são os profissionais de saúde que ingressaram na carreira por meio de concurso público e também as chefias imediatas que são avaliadores das suas equipes.

Curitiba

Na capital paranaense a experiência acompanhada é a construção de indicadores, negociação, avaliação de desempenho e remuneração variável, na Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de possibilitar a gestão por resultados. O projeto possibilitou instituir instrumentos e estratégias de gestão através do planejamento compartilhado, negociação de metas, monitoramento continuo de processos de trabalho, assegurando resultados e premiando méritos. O público atendido são os cerca de 6.500 trabalhadores em saúde da Secretaria Municipal da Saúde-SMS e os 240 gestores de níveis estratégico, gerencial e operacional.

IMG_0737

IMG_0617

 

 

 

 

 

 

 

Fonte – Laboratório de Inovação em Gestão do Trabalho do SUS

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe