Autor: Brandon Lee Lopes Tavares

Coautoras: Rauana Araújo da Silva, Vânia Alves de Araújo e Rany Uchôa Martins.

A Equipe de Saúde da Família da UBS de Guaiúba (CE) montou um cronograma para manter as atividades físicas de forma remota durante a pandemia. Já existia um grupo no WhatsApp e como as alunas estavam sentindo falta das aulas, a equipe começou a publicar atividades físicas, exercícios respiratórios e aeróbicos no grupo, além dos vídeos apostaram nas aulas ao vivo.

No fim de abril, a equipe de saúde formada por fisioterapeuta, enfermeira, assistente social, psicóloga, nutricionista e dentista, montou o cronograma de atividades. “Propus, no grupo, fazer a atividade física em casa, pois o sedentarismo é muito prejudicial à saúde. Construímos um cronograma semanal de exercícios que contemplam atividades aeróbicas com exercícios direcionados, pilates, dicas de alimentação saudável e exercícios de fortalecimento muscular. Essas atividades são contínuas e dinâmicas observando as especificidades dos grupos trabalhados. Sendo utilizado o WhatsApp e o Instagram (@risguaiuba) para dar prosseguimento às atividades”, relata Brandon Lee, fisioterapeuta e responsável pelo projeto.

Segundo Brandon Lee, a atividade física regular é importante para se manter saudável, melhorar a função imunológica, reduzir o estresse e ansiedade. Devido ao isolamento e ao distanciamento social, surgiram mudanças nas relações sociais e no funcionamento da sociedade como um todo, inclusive nos serviços de saúde, por isso é preciso buscar alternativas para manter as pessoas ativas.

“Consideramos a experiência inovadora, porque sabemos que não seria possível dar continuidade ao grupo presencial, tínhamos receio em relação à adesão da atividade remota, sair do presencial para o online e conseguir a participação das alunas. Antes da pandemia não tinha atendimento online, com a pandemia liberaram teleatendimento, teleconsulta e aproveitamos para fazer essa atividade. A ideia é continuar alimentando o WhatsApp e o Instagram, mesmo depois da pandemia”, conclui.

 

MovimentaSUS: O uso de tecnologias na promoção da prática de atividade física durante a pandemia

MovimentaSUS: O uso de tecnologias na promoção da prática de atividade física durante a pandemia

Post Views: 484